X
Alems

Paulo Duarte denuncia plantação de soja no Pantanal de Aquidauana

Deputado afirma ter provas que identificam o plantio de soja em duas áreas contíguas de 288 hectares

Compartilhe:

A-

A+

O deputado Paulo Duarte (PSB) denunciou durante sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (7), a plantação de soja em terras pantaneiras.

O parlamentar disse que imagens de satélite compravam a situação.

Duarte destacou a importância em construir uma legislação que proteja o bioma sul-mato-grossense.

“Recebi provas que identificam o plantio de soja em duas áreas contíguas de 288 hectares em Aquidauana e outra de 317 hectares em Coxim. Podem ser áreas pequenas diante da imensidão do bioma, mas não podemos transformar o nosso Pantanal em mais uma fronteira agrícola, uma vez que temos regiões vocacionais para o plantio de soja no Estado”, disse Paulo.

Ele afirma que as áreas constam no Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Estado de Mato Grosso do Sul, com a recomendação de não se instalar empreendimentos que prejudiquem o bioma.

“Recomendar não é imposição. Já levei a preocupação aos setores ambientais do Governo do Estado. É necessária uma legislação urgente para regulamentar o plantio de soja e proteger o Pantanal. Devemos evitar que aconteça com o Pantanal o que ocorreu com o Rio Taquari, consequência de uma agricultura desenfreada e descontrolada”, afirmou.

O Pantanal é a maior área úmida do planeta. No Mato Grosso do Sul, ocupa cerca de 25% do território. Em relação aos limites do bioma, a porção no Estado representa 26% de área no planalto da Bacia do Alto Paraguai (BAP) e 11% das planícies do Pantanal.

“As chuvas estão mais escassas. Não temos mais o mesmo período de cheia, que geralmente está no pico no mês de junho. A questão é gravíssima, pois o Pantanal é sensível. Não podemos varrer essa denúncia para debaixo do tapete, pois assim que começa um desastre ambiental. Vamos lutar para entregar o meio ambiente preservado para as futuras gerações”, disse Duarte.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Reunião de alinhamento

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo