X

Hormônios tornam sexo pela manhã melhor, dizem especialistas

Compartilhe:

A-

A+

A receita para o sexo perfeito não existe, mas há uma boa dica para fazer o ato ficar mais prazeroso: estar relaxado e descansado.


Segundo Sylvia Faria Marzano, urologista, terapeuta sexual e diretora do Isexp (Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática), a agitação proporcionada por um dia atribulado aumenta a produção de adrenalina no corpo, o que pode prejudicar o sexo. "Esse hormônio está ligado à excitação, mas não ao prazer", afirma. Ou seja, depois de uma noite de sono bem dormida, o sexo tem muito mais chance de ser gostoso.


Isso porque, com a mente livre de preocupações, é mais fácil manter o foco na relação e no parceiro e aproveitar mais. "Além disso, há o cansaço muscular. Depois do sono, o corpo está refeito e mais apto ao sexo", explica a especialista.


Apesar de a questão ser muito mais psicológica do que física, como observa Ivaldo Silva, professor do departamento de ginecologia da Unifesp, há um componente hormonal que colabora para o melhor aproveitamento da relação. "Sem estresse, o sexo funciona melhor por causa da atenção que os parceiros dispensam um ao outro. Hormonalmente, o que acontece é que, quando a pessoa está relaxada e faz sexo de qualidade, consegue produzir mais endorfina, hormônio relacionado ao prazer."


E o sexo benfeito traz uma porção de benefícios para o organismo. Além de melhorar a autoestima e o bom humor, uma boa vida sexual ajuda até o sistema imunológico. "O estresse afeta a imunidade. Pessoas que se satisfazem nas relações são mais felizes e mais saudáveis", pontua Silva.


Segundo Sylvia, o sexo fortalece também a relação amorosa. "Depois do pico de endorfina, o corpo libera oxitocina, hormônio do amor maternal. Isso favorece a ligação sentimental", pontua.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ação da PM Rural termina com dois presos e armas apreendidas em Corumbá

SEGURANÇA NO CAMPO

Ação da PM Rural termina com dois presos e armas apreendidas em Corumbá

Entre as pessoas detidas está uma mulher com mandado de prisão por homicídio qualificado; ação também resultou na apreensão de munições

IFMS abre 38 vagas para curso de cuidadora de idosos em Aquidauana

FORMAÇÃO GRATUITA

IFMS abre 38 vagas para curso de cuidadora de idosos em Aquidauana

Formação terá 200 horas e aulas no período vespertino; selecionadas poderão receber auxílio para alimentação e transporte

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo