X

Organização Mundial da Saúde mantém alerta para pandemia de gripe suína

Comitê de emergência da OMS disse que é crucial que os países mantenham sua vigilância com relação à pandemia

Compartilhe:

A-

A+

A pandemia da gripe H1N1 ainda não terminou, mas sua fase mais intensa já passou em várias partes do mundo, disse a Organização Mundial da Saúde nesta quinta-feira, após uma revisão realizada por especialistas independentes.

O comitê de emergência da OMS, composto por 15 consultores externos, disse que é crucial que os países mantenham sua vigilância com relação à pandemia, o que pode incluir eventuais medidas de saúde pública, conforme nota divulgada pela diretora geral da entidade, Margaret Chan.

"Ainda estamos na pandemia," disse o porta-voz da OMS Gregory Hartl à Reuters.

Chan disse que a atividade da chamada gripe suína deve prosseguir, e o comitê voltará a se reunir em meados de julho para avaliar novos dados relativos ao inverno do Hemisfério Sul, época em que a transmissão da gripe se agrava.

A reunião dos especialistas aconteceu na terça-feira, por teleconferência, mas Chan só divulgou os resultados na quinta porque esperava a versão final do comunicado deles.

Com base nas recomendações do grupo, a OMS manteve o indicador de pandemia em 6, o topo da escala, como ocorre desde junho de 2009.

A próxima reunião dos especialistas irá recomendar se esse nível será mantido, ou decidir que a pandemia passou ou entrou na fase "pós-pico."

A deliberação da OMS sobre o grau da pandemia afeta a forma como os 193 países filiados reagem à doença, inclusive na formação de seus estoques de vacinas e antivirais.

Especialistas da OMS dizem que o vírus continua sendo uma ameaça a algumas pessoas vulneráveis, especialmente grávidas, crianças e portadores de doenças respiratórias. A vacinação continua sendo recomendável para esses grupos.

"A previsão é de que o H1N1 continue sendo o vírus primário ou dominante entre os vírus da 'influenza' por um bom tempo," disse Hartl na terça-feira. "Com ou sem pandemia, o H1N1 ainda irá existir."

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ação da PM Rural termina com dois presos e armas apreendidas em Corumbá

SEGURANÇA NO CAMPO

Ação da PM Rural termina com dois presos e armas apreendidas em Corumbá

Entre as pessoas detidas está uma mulher com mandado de prisão por homicídio qualificado; ação também resultou na apreensão de munições

IFMS abre 38 vagas para curso de cuidadora de idosos em Aquidauana

FORMAÇÃO GRATUITA

IFMS abre 38 vagas para curso de cuidadora de idosos em Aquidauana

Formação terá 200 horas e aulas no período vespertino; selecionadas poderão receber auxílio para alimentação e transporte

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo