Ao divulgar a tabela do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-19, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) destacou como grande ausência o Aquidauanense, bicampeão da categoria e representante do Estado nas últimas três edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Revelador de vários atletas para o cenário nacional, o Azulão fez história na Copinha deste ano, quando alcançou a segunda fase e conseguiu a melhor campanha de uma equipe sul-mato-grossense na história da competição, sendo eliminado pelo Atlético-MG, futuro semifinalista, após conseguir o feito de empatar com o Flamengo. A falta de patrocinadores, porém, continua sendo um grande obstáculo para a equipe da Princesa do Sul.
De acordo com a FFMS, são 21 participantes no Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-19 deste ano: Comercial, Operário de Campo Grande, Novoperário, Guaicurus, Moreninhas, Corumbaense, MS Saad, Portuguesa, Misto, Cene, Coxim, Campo Grande, Ribas Esporte Clube, Sete de Setembro, Urso, Ubiratan, Ivinhema, Operário de Dourados, Naviraiense, Maracaju e Itaporã.
A fase classificatória será disputada nos dia 16 e 19 de julho e 02, 09, 13, 16 e 23 de agosto. A fase semifinal, nos dias 27 e 30 de agosto. A fase final, nos dias 06 e 13 de setembro. No dia 22 de setembro, a FFMS faz a indicação das duas equipes que representarão MS no maior torneio de futebol da categoria.
A tabela completa será divulgada assim que as equipes de Campo Grande apresentarem os estádios para o mando de seus jogos.