X
Anastácio

Patrulha Mirim de Anastácio realiza passeio ecológico

Atividades fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente

Compartilhe:

A-

A+

Para finalizar a programação da Semana do Meio Ambiente de Anastácio, que aconteceu do dia 31 de maio ao dia 5 de junho, as Secretarias municipais de Assistência Social e Educação promoveram um passeio ecológico com os alunos integrantes dos projetos Patrulha Mirim e Patrulha Florestinha.

A Semana do Meio Ambiente foi promovida pela Prefeitura Municipal de Anastácio. As atividades contaram com a participação da coordenadora do projeto da Patrulha Mirim, sargento Inês, o comandante do pelotão da PM de Anastácio, Major Marcos, e o 7º BPM de Aquidauana, representado pelo comandante da tropa, tenente coronel Flávio Katumi.

Os 112 alunos foram recepcionados pelo prefeito de Anastácio, Cláudio Valério, na chácara dele. A primeira-dama do município, Severina Valério, também participou da recepção no local. Foi montada uma estrutura para a realização de gincanas, voleibol, futebol, queimada, rapel, tirolesa. Além disso, os patrulheiros puderam passear de barco pelas águas do Rio Aquidauana, até a altura da Chácara Cachoeira do Campo.

As atividades radicais foram estruturadas pelo 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Aquidauana. Os militares estiveram presentes com uma equipe liderada pelo comandante do 1º SGB, major Claudiney Quintana.

Outro destaque ficou por conta do ‘dia de campo’ dos pequenos patrulheiros. Os comandantes do 7ºBPM de Aquidauana, tenente coronel Flávio, e do 1º Pel. PM de Anastácio, major Marcos do Nascimento, acompanhados dos policiais das guarnições, ministraram palestras aos alunos, abordando a prevenção do uso de drogas e as formas de violência. Os policiais também prepararam atividades esportivas e de lazer para os patrulheiros.

O comandante da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana, capitão Daniel Elias dos Santos, juntamente com a guarnição ambiental, cedeu os barcos e destinou policiais para acompanharem os alunos e as autoridades no passeio ecológico pelo Rio Aquidauana, com o objetivo de mostrar as condições ambientais em que se encontram a mata ciliar.

No decorrer das atividades, as crianças ainda participaram de palestras sobre Desenvolvimento Sustentável, ministrada pelo secretário Municipal de “Desenvolvimento Sustentável” – Valdevino Santiago; “Primeiros Socorros”, ministrada por oficiais do Corpo de Bombeiros; e “Meio Ambiente e Ecologia”, ministrada pelo PM Ambiental - cabo Da Cruz, coordenador da Patrulha Florestinha.

A Semana do Meio Ambiente de Anastácio foi prestigiada pelos secretários municipais Laércio Valério (Educação), Honorato de Souza (Assistência Social), Ernandes Peixoto (Administração), vereador e presidente da Câmara Municipal, Manoel Luiz da Silva, e a equipe da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Anastácio.

Segundo a aluna Tainara, patrulheira mirim em Anastácio, todos estão muito felizes por ter a oportunidade de conhecer mais sobre o meio ambiente, o Rio Aquidauana, a fauna e a flora da região. "Nós agradecemos ao prefeito Cláudio Valério, às Policias e ao Corpo de Bombeiros, que, juntos, estão nos proporcionando essas experiências”, diz a aluna.

Para o comandante do 7º BPM, tenente coronel Flávio, é fundamental que a Polícia Militar esteja envolvida nas questões de preservação do meio ambiente e outros assuntos pertinentes à vida em sociedade. "Tudo isso contribui para a qualidade de vida do cidadão, portanto, é muito importante e de interesse da Polícia Militar”, destaca o comandante.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo