Conforme a Portaria 936/2011, do Ministério da Justiça, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) também participará da Campanha Nacional do Desarmamento 2011, que foi lançada no último dia 06 de maio e tem o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira para retirar de circulação o maior número de armas de fogo possível e contribuir para a redução dos índices de violência.
A partir da próxima segunda-feira (30), a PRF de Mato Grosso do Sul estará com três postos de arrecadação. Um deles funcionará na sede da Delegacia da PRF de Anastácio, na Rua Coronel Zelito n.º 33.
Além da sede anastaciana, os postos sul-mato-grossenses também funcionarão em Campo Grande, na sede da Superintendência Regional (Rua Antonio Maria Coelho n.º 3033 – Jardim dos Estados) e na sede da Delegacia PRF 3/1 (Av. Júlio de Castilho n.º 917, ao lado da Escola Estadual Adventor Divino de Almeida, Vila Alba).
Os postos de arrecadação funcionarão de segunda à sexta-feira, das 08 às 11 horas e das 14 às 17 horas.
As pessoas que desejam entregar suas armas - sejam estas registradas ou não - deverão obter uma guia de trânsito disponível no site
www.entreguesuaarma.gov.br, onde também poderão obter mais informações.Aqueles que não têm acesso à internet deverão requisitar tal documento nos postos de entrega nos endereços já citados, ou nos outros órgãos credenciados pelo Ministério da Justiça.
De acordo com a PRF, a campanha não inclui identificação ou cadastro “policial” das pessoas que entregarem algum tipo de arma de fogo, acessórios ou munição.
No ato do recebimento das armas, serão expedidos um recibo de entrega e um protocolo de indenização, e a pessoa que entregou seu armamento deverá registrar uma senha de quatro dígitos, que será somente de seu conhecimento, para o saque do valor indenizatório em instituição bancária.
Os valores das indenizações variam de R$ 100,00 à R$ 300,00. Nos postos de arrecadação, não será pago nenhum tipo de valor.