X

Inclusão

Cinoterapia leva educação ambiental a crianças com TEA em Anastácio

Atividade contou com apoio do 7º Batalhão de Polícia Militar e incentivou pequenos gestos de cidadania por meio da interação com cães

Compartilhe:

A-

A+

Crianças e adolescentes atendidos pelo Ceame-TEA (Centro Ambulatorial Especializado em Transtorno do Espectro Autista), em Anastácio, participaram de mais uma edição da Cinoterapia. Desta vez, a atividade aliou interação com cães, desenvolvimento terapêutico e conscientização ambiental.

Cinoterapia leva educação ambiental a crianças com TEA em Anastácio4

A ação foi promovida nesta semana e conduzida pela terapeuta ocupacional Lourdes Albuquerque, pela fonoaudióloga Karuline Lima e pela neuropsicóloga Jéssica Simon, com o apoio dos cães e da equipe do 7º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Aquidauana.

Durante a atividade, os participantes receberam orientações sobre a importância de preservar os espaços públicos, recolher os dejetos dos animais durante os passeios e realizar o descarte correto do lixo. A proposta foi mostrar que atitudes simples do dia a dia contribuem para uma cidade mais limpa, organizada e acolhedora.

Cinoterapia leva educação ambiental a crianças com TEA em Anastácio

Ao final da programação, cada criança e adolescente assinou simbolicamente um Termo de Compromisso, assumindo a missão de colaborar com a preservação do meio ambiente e com o cuidado dos espaços coletivos.

Além de estimular a conscientização ambiental, a Cinoterapia proporciona benefícios terapêuticos importantes para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, favorecendo a interação social, a comunicação, o desenvolvimento emocional e o fortalecimento de vínculos por meio do contato com os animais.

Cinoterapia leva educação ambiental a crianças com TEA em Anastácio3

A atividade também contou com a presença do secretário municipal de Saúde, João Fernando Guessy Braga, e da coordenadora do Ceame-TEA, Larissa Urunaga, que acompanharam as ações desenvolvidas com os participantes.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

ZONA RURAL

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

Equipamento foi levado da Fazenda Taboco na noite de domingo; caminhão suspeito de transportá-lo também foi localizado

Câmara de Aquidauana elege nova Mesa Diretora para 2027/2028

POLÍTICA

Câmara de Aquidauana elege nova Mesa Diretora para 2027/2028

Chapa "Um Novo Tempo" foi eleita com 12 vereadores presentes; Wezer Lucarelli assume a presidência pela segunda vez

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo