X
Aquidauana

Falcão realiza exposição sobre os Vestígios do Tempo

O trabalho está integrado na disciplina de História do 3° ano do fundamental

Compartilhe:

A-

A+

O Instituto Educacional Falcão reuniu na tarde desta quarta-feira, 12 de maio, os alunos do 3° ano do ensino fundamental, para uma interessante exposição sobre as inúmeras fontes históricas que marcaram a evolução humana até os dias atuais.

Com o tema “Vestígios do tempo – Pistas deixadas pela humanidade”, os alunos apresentaram individualmente aos convidados na escola, suas fontes históricas resgatadas de sua própria família, como fotos, documentos antigos ou objetos que atualmente já se encontram defasados.

De acordo com a professora da disciplina de História, Janaína Nogueira Maia Carvalho, as fontes históricas podem ser classificadas segundo vários pontos de vista, mas no trabalho foram dividas entre fontes materiais (objetos), as escritas (documentos), as iconográficas (fotos) e as orais.

Uma das fontes muito procuradas pelos visitantes foram as peças da estudante Giovana Mourão, de 8 anos de idade, que apresentou um imobilizador de braços e uma atadura de metal utilizada nos curativos dos combatentes feridos da 2° Guerra Mundial, em 1944.

Já o aluno Eduardo Ayach levou para a exposição uma máquina fotográfica dos anos 60, antiga propriedade de seu avô, Kalil Ayach. “Meus pais a guardam com todo o carinho que eles têm”, afirmou.

A professora finaliza explicando que o trabalho ajudará ainda os alunos a estabelecer relações entre as produções culturais e arqueológicas do passado e seus diferentes processos históricos com a nossa realidade de hoje.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Educação

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Atividade reuniu estudantes em uma experiência de valorização dos costumes e saberes regionais; proposta aproximou educação, cultura e comunidade dentro da escola

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo