X

Entre as atividades comunitárias realizadas pelo 7º Batalhão de Polícia Militar, destaca-se o ?Projeto Patrulha Mirim?, que é referência em Mato Grosso do Sul. ?Patrulha Mirim? é um projeto onde crianças e adolescentes são submetidos a normas de disciplina e hierarquia semelhantes às de instituições militares, com respeito às suas condições de idade. Aqueles que participam do projeto iniciam sua carreira na ?Patrulha Mirim? como aluno-patrulheiro e, à medida que se destacam entre os demais, são promovidos, ou seja, são graduados.
 
A coordenadoria do Projeto Patrulha Mirim preparou várias atividades de instrução para as crianças e adolescentes que foram graduados, pois esses patrulheiros são referenciais de disciplina, estudiosos e, principalmente, conhecedores dos pilares básicos das instituições militares, a hierarquia e a disciplina.

Por terem sido graduados, eles têm a responsabilidade de aplicar as normas institucionais do projeto. Também recebem instruções de maneira prévia, com o dever de repassá-las aos seus colegas e ?subordinados?, seguindo os mesmos moldes que qualquer instituição militar.
 
Em razão da necessidade de instruí-los nas mais variadas atividades, a Coordenadoria do projeto contou com apoio de órgãos parceiros: bombeiros, policiais militares ambientais, policiais militares do setor de Transito e Administrativo, Proerd e policiais civis, entre outros.

Os ensinamentos são aplicados ao Patrulheiro de forma que ele não os utilize apenas no reduto do ?Projeto Patrulha Mirim?, mas que possa aplicá-los no seio de suas famílias e no seu circulo de amizades.
 
De acordo com a sargento Fátima Inês, coordenadora do Projeto, o projeto é muito importante para ensinamentos que serão aplicados no dia a dia dos patrulheiros. ?Todas essas instruções são de suma importância, mas destacamos aquelas que têm por finalidade a preservação da vida, ou seja, as aulas de primeiros socorros, educação ambiental, resistência às drogas e de trânsito. As outras matérias não são menos importantes, mas são mais voltadas ao dia a dia do Patrulheiro dentro do reduto militar. Esses patrulheiros são dignos de participarem dessas instruções, pois, além de interessados em aprender, estão interessados em transmitir esses conhecimentos?, explica a sargento Inês.
1 / 2

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

AGROCASTMS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

Especialistas da AgroAlliance explicam como as mudanças na legislação podem impactar produtores rurais e empresas do setor

Piloto de MS morre em acidente aéreo na zona rural de Goiás

TRAGÉDIA

Piloto de MS morre em acidente aéreo na zona rural de Goiás

Wellington Carmo de Oliveira tinha 10 anos de experiência na aviação agrícola; causas da queda ainda são investigadas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo