Um homem de 47 anos foi preso na tarde da última sexta-feira (30), no Bairro Nova Aquidauana, após brigar com a mulher, fazer o pai de refém e matar um cachorro. O caso ocorreu em uma residência na Rua Plínio Leite.
Conforme denúncia de um vizinho do casal, o homem estava armado e começou a brigar com a mulher por causa do animal, que acabou morto a tiros por ele, ameaçando fazer o mesmo com ela. A equipe da Base Móvel Comunitária da Polícia Militar se deslocou até o local e foi surpreendida com quatro disparos, enquanto a esposa do autor e outra mulher saíram correndo do casa.
No interior da residência, ele fazia de refém o próprio pai, um idoso de 80 anos. Com o local isolado, as negociações contaram com o reforço de todas as guarnições da PM - Rotai (Rondas Ostensivas Táticas do Interior), Radiopatrulha, Trânsito, Getam (Grupo Especial Tático de Ações Motorizadas), 2º Pelotão de Anastácio e até o comandante do 7º BPM, tenente-coronel Tolentino.
O cabo Marcelo, do policiamento comunitário, e o tenente Ricardo, oficial do 7º BPM, foram os primeiros interventores e, após alguns minutos, convenceram o homem a libertar o pai e se entregar, sem que fosse preciso acionar a equipe especializada do Bope (Batalhão de Operações Especiais) de Campo Grande.
Ele jogou um revólver de calibre 22 - marca Custer, fabricação argentina -, saiu com as mãos na cabeça e foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil. O caso foi registrado como disparo de arma de fogo, homicídio doloso na forma tentada, porte ilegal de arma de fogo, crime ambiental (matou um animal doméstico) e ameaça (violência domestica).
Além da arma, foram apreendidas 45 munições intactas e quatro deflagradas, do mesmo calibre do revólver.
O idoso chegou a se sentir mal e precisou ser levado ao Pronto Socorro de Aquidauana. Antes, ele agradeceu aos policiais militares pela intervenção e por resguardarem a vida de seu filho.