X

Aquidauana

Projeto prevê a presença de Intérprete de Libras em bancos de Aquidauana

Compartilhe:

A-

A+

O projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Meireles (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias estabelecidas no município de Aquidauana, terem em seu quadro funcional, profissional habilitado para atendimento aos clientes que necessitem de atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi apresentado e lido em Sessão Legislativa.

De acordo com o projeto, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa  que existe um Termo de Ajustamento de Condutas - TAC - com o Ministério Público  onde Estados fecharam questão sobre a acessibilidade. 

Segundo explica, as agências bancárias devem ter em seus quadros de funcionários, ao menos um empregado disponível para atendimento que seja capacitado em Libras.

O Termo abrange todas as agências de bancos federais, no Brasil inteiro. Em bancos estaduais e privados. A cláusula 12ª do TAC estabelece que os bancos deverão garantir aos usuários com deficiência auditiva: disponibilização de, pelo menos, uma pessoa na dependência capacitada a prestar atendimento às pessoas surdas na Língua Brasileira de Sinais - Libras, com ênfase nos termos utilizados nas transações e operações bancárias. 

“Esse projeto de lei visa tornar visível ao consumidor bancário, que a agência bancária possua um empregado habilitado em Libras, por meio da afixação de informativo em local de fácil e acessível local”, esclarece.

Portanto, acrescenta,  a instituição financeira estará obedecendo à Lei Federal n° 10.098/2000, o Decreto nº 5.296/2004 e o Termo de Ajustamento de Conduta - TAC - firmado entre a FEBRABAN.

O projeto, encaminhado às Comissões Permanentes da Casa, será analisado pelos vereadores a fim de avaliar a legalidade  da matéria antes de seguir ao plenário para discussão e votação em  Sessão Ordinária, que acontece às quartas-feiras com início às 19h.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Piracema impõe restrições à pesca nos rios de Mato Grosso do Sul

MEIO AMBIENTE

Piracema impõe restrições à pesca nos rios de Mato Grosso do Sul

Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027

Operação contra bets ilegais bloqueia R$ 3,4 bilhões de investigados

"Azzardo"

Operação contra bets ilegais bloqueia R$ 3,4 bilhões de investigados

Ação mobiliza 200 policiais e cumpre 52 mandados; investigação aponta uso de empresas de fachada e lavagem de dinheiro

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo