X

Social

No Dia do Assistente Social a maior luta é que a assistência chegue para todos

"Visamos proteger os direitos da população e não é só a classe social em vulnerabilidade, são todos os cidadãos", diz assistente social

Compartilhe:

A-

A+

Esta sexta-feira (15) está sendo comemorado o Dia do Assistente Social no Brasil, profissão de extrema importância para as comunidades, pois é graças a esses profissionais que as pessoas são informadas e têm acesso aos serviços públicos essenciais por direito. É exatamente esse direito de acesso aos serviços e programas do Governo que esses profissionais lutam diariamente para chegar à população mais carente.

Juliana Moura trabalha no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da Vila São Pedro em Aquidauana. Ela contou que a maior dificuldade é a dificuldade que as pessoas têm de ter acesso aos serviços oferecidos, mas principalmente, de entender o trabalho dos assistentes sociais. 

“Um dos maiores desafio é a dificuldade que as pessoas têm de entender a função do assistente social, pois visamos proteger os direitos sociais, civis e econômicos da população e não é só a classe social em vulnerabilidade são todos os cidadãos com seus direitos violados. Outro grande problema é a falta de recursos, além de existe muitas famílias que ainda não sabe que tem o direito à assistência social”, relata Juliana.

Nesse período de afastamento social, o trabalho desses profissionais está ainda mais importante. “Nesse período atendemos muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. Temos que da um carinho maior para essas pessoas Idosas, orientar, ouvir mais é muita paciência. A empatia nesse momento é essencial”, destaca.

Já Pâmela Souza compartilhou conosco todas as dificuldades de cursar a faculdade de Assistência Social, pois o preconceito as pessoas ainda muito grande, por confundirem os ramos de atuação desses profissionais.

Hoje teve bolo em comemoração ao Dia do Assistente Social no NASF que Pâmela trabalha (Foto: Arquivo Pessoal)


“Busquei conhecendo a profissão e vi que ser assistência social não é assistencialismo, é a luta pela garantia dos direitos e a busca pela igualdade social que é tão desigual em nosso país. Somos intermediadores as famílias em situações vulneráveis e situações onde os direitos foram violados, abandono, violência... Enfim, são muitas áreas importantes do serviço social em nossa sociedade”, pontua Pâmela. 

O assistente social também trabalha na área da saúde, lidando diretamente com os familiares de pessoas internadas ou com alguma enfermidade. “Trabalhar na saúde e um desafio p mim, pois pela primeira vez trabalho nesta área que é bem desafiadora pois  a saúde e o bem essencial para todos independente de classe social, raça , cor, gênero”.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Feirinha de Anastácio terá música ao vivo com De Tranco e Vaneira nesta sexta

AGRICULTURA FAMILIAR

Feirinha de Anastácio terá música ao vivo com De Tranco e Vaneira nesta sexta

Programação começa às 15h na Praça Garibaldi Medeiros; evento é uma grande tradição às vésperas dos fins de semana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 27 vagas de emprego nesta sexta

OPORTUNIDADES

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 27 vagas de emprego nesta sexta

Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo