X

Coronavírus

Kits de proteção são distribuídos em 7 aldeias indígenas de Aquidauana

Profissionais também levaram orientações aos locais

Compartilhe:

A-

A+

Nesta quinta-feira (23) foram distribuídos kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), testes rápidos e frascos de álcool 70 para as sete aldeias indígenas de Aquidauana, onde já ocorreram quatro óbitos por coronavírus e outras três mortes estão sendo investigadas.

Os kits foram entregues pelo Governo do Estado, com o apoio da prefeitura de Aquidauana e Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Governo Federal).

O atendimento emergencial aos indígenas da etnia terena, que formam uma comunidade de 11.800 pessoas no distrito de Taunay, foi definido no início da semana em reunião da qual participaram o governador Reinaldo Azambuja, os secretários Geraldo Resende (Saúde) e Sérgio de Paula (Gestão Política) e o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro.

Além dos kits de proteção – luvas, máscaras, óculos, protetores faciais e aventais -, 1.200 litros de álcool 70 e 1.200 testes rápidos para diagnóstico do coronavírus, haverá reforço no atendimento nas aldeias, realizado pela prefeitura, com envio de uma ambulância, médico e um técnico de enfermagem.

O atendimento será feito nas escolas municipais que funcionam nas aldeias.

Importância do isolamento

Durante a entrega do material de proteção individual, o assessor da Comissão de Controle Sanitário (CCS), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), tenente-coronel bombeiro Leonardo Congro, ponderou junto às lideranças indígenas a importância de readequar as escolas para receber as pessoas infectadas pela Covid-19. Os caciques fizeram alguns questionamentos mas aprovaram a proposta por unanimidade.

“A prefeitura de Aquidauana está ampliando o atendimento na área indígena, com mais médicos e enfermeiros, mas é imprescindível que os índios permaneçam em suas casas e aqueles que se manifestaram positivos devem ficar isolados nas escolas”, afirmou Congro. “O governo, a prefeitura e a Sesai estão criando estrutura de proteção, contudo o isolamento é fundamental”, completou.

O representante da CCS reiterou o apoio das lideranças indígenas para as comunidades respeitarem as medidas de proteção à doença, estabelecidas por meio de decretos do Estado e do Município, durante conversa ao lado da barreira sanitária montada voluntariamente pelos terenas na entrada do único acesso ao distrito, a 10 km da BR-262.

O fato de existir apenas um acesso rodoviário a Taunay, segundo Leonardo Congro, facilita o controle sanitário.

A barreira sanitária instalada pelos indígenas, desde março, desempenha um papel importante no controle do acesso ao distrito, segundo as autoridades de saúde. Um grupo de indígenas, com a presença dos caciques, se revezam dia e noite para garantir o controle. Os veículos são desinfectados e a temperatura corporal é aferida. Agora, os voluntários trabalharão equipados com o kit liberado pelo Estado.

“A gente está apreensivo, com muito medo. Nosso psicológico está abalado”, alertou o cacique Gerílson Samuel, da Aldeia Bananal. O cacique afirmou que irá repassar as orientações para a comunidade.

O cacique Orlando Moreira, da Aldeia Lagoinha, garantiu que a comunidade está cumprindo o toque de recolher e evitando aglomerações.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ação da PM Rural termina com dois presos e armas apreendidas em Corumbá

SEGURANÇA NO CAMPO

Ação da PM Rural termina com dois presos e armas apreendidas em Corumbá

Entre as pessoas detidas está uma mulher com mandado de prisão por homicídio qualificado; ação também resultou na apreensão de munições

Piracema exige declaração de estoque de peixes até este sábado em MS

MEIO AMBIENTE

Piracema exige declaração de estoque de peixes até este sábado em MS

PMA alerta que a exigência vale para comerciantes e pescadores profissionais; prazo de 48 horas começou com o defeso nos rios da bacia do Paraguai

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo