X

Pacientes com suspeita ou com diagnóstico confirmado para coronavírus que necessitarem do atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) serão transportados em uma ambulância com uma cápsula de segurança. O equipamento foi criado pelo Samu para proteger pacientes e também os profissionais que atuam nas viaturas.

Na prática, a cápsula de proteção impede que gotículas produzidas pelo paciente atinjam a equipe, o interior da viatura e o que estiver à sua volta, reduzindo, assim, o potencial de contaminação.  A estrutura da cápsula envolve cano PVC e cobertura de plástico. 

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento) fornece os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que vem suprindo todos atendimentos realizados pelo Samu de Aquidauana e garantem mais segurança aos profissionais. "Agora com a cápsula, nossa segurança aumentou nos atendimentos da Covid-19 e também fica mais ágil a higienização da viatura, afirmou Maria Irene, coordenadora municipal do SAMU.

A iniciativa da cápsula surgiu após a dificuldade dos colegas em fazer toda a higienização da ambulância depois de carregar suspeitos da doença no veículo. “Vimos que o processo de limpeza da viatura era muito demorado, as vezes ficávamos inoperante por uma hora para realizar a descontaminação da ambulância, hoje, a higienização com a cápsula dura em média 20 minutos”, disse Héverton Bastos, técnico em enfermagem do SAMU de Aquidauana.

A ideia da cápsula já é utilizada pelo SAMU de Palmas e em Brasília e nos estudos da equipe de Aquidauana, eles decidiram também adaptar e criar a cápsula para uso do SAMU local.

“Ficamos felizes com a iniciativa, porque, afinal de contas, a ideia é salvar vidas e não contaminar as pessoas e os profissionais de saúde com a doença”, enfatiza Maria Irene, coordenadora municipal do SAMU.

Além da cápsula, devido ao aumento de casos em nosso município e nosso serviço ser essencial nesta pandemia e visando diminuir o risco de contaminação das guarnições de serviço, o SAMU providenciou de imediato, há alguns dias, o envelopamento de uma das suas viaturas de Suporte Básico de Vida, que está direcionada para atendimento de casos suspeitos e confirmados de coronavírus.

(com informações da Prefeitura)

 
1 / 3

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Feirinha de Anastácio terá música ao vivo com De Tranco e Vaneira nesta sexta

AGRICULTURA FAMILIAR

Feirinha de Anastácio terá música ao vivo com De Tranco e Vaneira nesta sexta

Programação começa às 15h na Praça Garibaldi Medeiros; evento é uma grande tradição às vésperas dos fins de semana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 27 vagas de emprego nesta sexta

OPORTUNIDADES

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 27 vagas de emprego nesta sexta

Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo