X

Diversidade

Ao se vestir de mulher, Maicon viu medo virar orgulho de ser drag queen

Dando vida a personagem Sarah Rodriguez, rapaz já conquistou até título de miss

Compartilhe:

A-

A+

Por trás do corpo tatuado, da barba rala no rosto e das roupas de menino, se esconde uma drag queen que é a cara de Aquidauana. Basta um pouco de maquiagem, um "saltão" empoderado e um vestido "do babado" para que Maicon Paes Rodrigues, 30 anos, se transforme na personagem Sarah Rodriguez, a metade que o faz ser "completo". Porém, essa metamorfose artística não acontece da noite para o dia, mas faz parte de um processo pessoal que envolveu – antes de tudo – muita autoaceitação.

Homem gay, Maicon também se veste como a drag queen Sarah Rodriguez – seu alter ego feminino "do babado".

"A vontade em me tornar drag queen sempre foi grande dentro de mim. Mas o medo dos outros, e por conseguinte de me sentir realizado, me impedia de sequer tentar. Só aos 26 anos que decidi que não precisava contar com a opinião das pessoas, pois a que mais importava era a dos meus pais – e a deles eu já tinha", explica o professor de dança, cabeleireiro e vendedor autônomo nas horas vagas.

Maicon conta que se assumir homem gay foi a decisão mais difícil que já tomou na vida. Na sequência, o de revelar Sarah como seu alter ego. "É uma aflição guardar segredos tão particulares e, na hora de compartilhar com aqueles que você ama, não saber o que esperar da reação do outro. É uma incerteza. Porém mal sabia eu que meus pais iriam me apoiar 100%, dando a força que eu tanto precisava. Eles me ofereceram nada menos do que amor. São meus heróis", agradece.

Registro de Sarah junto da mãe; para ela, seus pais são os "heróis" cheios de amor no seu processo de autoaceitação.

É preciso explicar: a arte drag queen se trata de um movimento performático onde o artista – independente de gênero e sexualidade – se traveste/fantasia-se da maneira que bem quiser, geralmente de maneira feminina e por vezes com traços mais exagerados. No caso de Maicon, da miss comportada e elegante Sarah Rodriguez.

Tudo aconteceu no ano de 2017. "Estávamos eu e uns amigos em Campo Grande. Decidimos juntos sair montados pela primeira vez e irmos numa balada. Foi muito divertido! Nem sabíamos nos maquiar, não tínhamos as roupas adequadas nem nada, então contamos com a ajuda de uma amiga pra lá de especial, a Veronica Peres. Depois dessa primeira experiência, demos continuidade e cada vez mais incorporamos a arte drag em nossas vidas", recorda.

Naquele mesmo ano, Maicon participou do concurso Miss Gay Aquidauana e ficou com o título. No ano seguinte, em 2018, concorreu ao Miss Gay Diversidade Anastácio, onde conquistou a faixa de Miss Plus Size. Já na Capital, também levou para a casa o 2º lugar da mesma categoria, ao integrar o time de campeãs do Miss & Mister MS Gay.

Premiada, Sarah já participou de concursos e levou títulos pra casa, como o 1º lugar no Miss Gay Aquidauana de 2017.

Inspiração – "Ser drag não é só colocar um vestido e uma peruca, mas mostrar o seu melhor sem medo de ser feliz. É ser exatamente do jeito que você quer e pode ser". É assim que Maicon resume o que Sarah representa na sua vida.

Para ele, não é fácil ser uma drag no interior do estado, onde esse tipo de comportamento ainda causa olhares de estranheza. Na realidade, por isso e também pela falta de um espaço próprio e inclusivo da comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexo, assexuados e outros grupos), como seria em uma balada gay, Maicon só consegue praticar o seu lado de Sarah participando de concursos e se mostrando nas redes sociais. Nesse sentido, ele pode contar com muita ajuda.

"Tenho meus parceiros e apoiadores que me dão maior incentivo na arte. Roupas, maquiagem, perucas, dou meu jeito de conseguir para montar e ficar com o look perfeito. Minha costureira de longa data, do ateliê Elizabeth Lima, fica responsável pela fabricação dos vestidos que uso a cada concurso. De resto, muita improvisação", afirma. E adiciona: "minha mãe sempre fez questão de me acompanhar nos concursos e dar aquele 'help' que só quem é mãe pode dar. Isso me dá um tremendo orgulho", confessa.

Sem medo de ser Sarah, Maicon mostra verdade dentro e fora do coração (Foto: Alexsander Arguelo Fotografia)

De lá pra cá, Maicon não abandonou o seu "jeitinho" de Sarah, apenas deu uma diminuída nas montações principalmente devido a pandemia de covid-19. Entretanto, mais recentemente, levou novo prêmio para a casa: o de Miss Simpatia. Sem fazer idas presencialmente à Campo Grande, onde se sente mais à vontade para dar vida à sua personagem drag, o rapaz faz o que dá no on-line.

Com a chegada de junho, considerado o mês da diversidade, seu maior desejo é que daqui em diante nada mais fique escondido "debaixo do tapete". "Eu e minhas colegas não somos motivo de piadas nem risadinhas. Merecemos respeito como todo mundo. E unidos somos mais fortes", reflete.

E finaliza: "mesmo eu particularmente sendo uma drag no interior, continuo dando cara a tapa, levando Sarah seguramente comigo, no meu coração. Independente de julgamentos, mostro talento pelo suor gasto e pelo brilho de um vestido de paete", finaliza.

A cada semana do mês de junho, O Pantaneiro lança uma reportagem diferente sobre o mesmo tema: #Diversidade. Contando histórias da nossa gente, a série promove uma reflexão sobre respeito, amor e aceitação – independente de gênero e sexualidade.

Tem uma sugestão de pauta? Mande a sua via WhatsApp!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

AGROCASTMS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

Especialistas da AgroAlliance explicam como as mudanças na legislação podem impactar produtores rurais e empresas do setor

Piloto de MS morre em acidente aéreo na zona rural de Goiás

TRAGÉDIA

Piloto de MS morre em acidente aéreo na zona rural de Goiás

Wellington Carmo de Oliveira tinha 10 anos de experiência na aviação agrícola; causas da queda ainda são investigadas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo