Aquidauana
Imagens recebidas pela equipe do jornal O Pantaneiro, na tarde desta terça-feira (25), mostram um terreno pertencente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e que foi cedido para a empresa Rumo Logística, para a exploração de uma estrada ferroviária, está abandonado.
No local, há alguns vagões de um trem abandonado e um pequeno trecho de linha ferroviária, porém, ao levar em consideração o tamanho da vegetação do local, é possível perceber que o terreno está deixado de lado.
Imagens mostram o descaso com a ferrovia abandonadaAs ferrovias já foram responsáveis por grande parte do comércio de exportação e turismo, o Trem do Pantanal partia de Baurú, SP e chegava até Corumbá, MS. Apesar de a cidade ter deixado de ser um grande entreposto ferroviário a partir de 1917 quando as oficinas foram movidas para às Três Lagoas, essa trilha ferroviária viveu seu apogeu dos anos 1960 até 1980.
No entanto, em 1990, a Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), uma empresa estatal responsável por gerir todas as estradas de ferro do Brasil, foi privatizada e o Trem do Pantanal foi vendido para a Ferrovia Novoeste S.A. com o nome “Malha do Oeste”, a empresa logo passou por uma fusão e se tornou Brasil Ferrovias S.A. Anos depois, em 2006 houve outro processo de fusão e,agora, a ferrovia pertence à América Latina Logística, subordinada da Rumo Logística desde 2015.
Em 2009, houve um projeto para transformar o Trem do Pantanal em uma viagem turística, porém, a linha foi desativada em 2015, deixando para trás vagões abandonados e pedaços dormentes da ferrovia espalhados pela cidade, deixando essa parte tão importante para a história e desenvolvimento do município em um estado deplorável.
Nas imagens recebidas, é possível ver o abandono da ferrovia (Foto: O Pantaneiro)Mesmo após a privatização, o órgão encarregado por zelar e gerir as ferrovias faziam parte da Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), uma empresa estatal extinta que unia todas as estradas de ferro do Brasil e que, antes de ser privatizada, era responsável pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, é a DNIT. Logo, a DNIT possui jurisdição sobre os restos da antiga ferrovia presentes na cidade, e consequentemente, qualquer ação que envolva reparações precisa partir da DNIT ou receber sua autorização.
Para remediar a situação, foram criados pelo prefeito, projetos para realizar a limpeza desses locais, mas iniciativas que visam reparações e manutenção não podem partir da prefeitura.
Em vista disso, é possível perceber uma falta de compromisso, tanto da empresa Rumo Logística, quanto do DNIT, para com a cidade de Aquidauana. O abandono dessas vias não fere apenas a memória histórica da cidade, também apresenta um perigo à população, visto que o descarrilamento de trens é uma possibilidade que ainda ameaça a segurança dos cidadãos aquidauanenses.
Vagões foram abandonados no local (Foto: O Pantaneiro)Procurado pela equipe de reportagem do jornal O Pantaneiro, o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, teceu duras críticas sobre o abandono do terreno. "A prefeitura não tem como agir onde ela não tem responsabilidade. Eu não posso mandar dentro do serviço do DNIT, mas a limpeza, que nós estamos fazendo, é porque o abandono no local é total. Esse abandono causa riscos com aquele descarrilamento de trem e com a falta de compromisso com a cidade", disse.
Por e-mail, o DNIT informou que “a área em questão está sob responsabilidade da RUMO, seu questionamento deve ser encaminhado para a empresa concessionária.”
A equipe de reportagem entrou em contato com a Rumo, mas até o fechamento desta matéria não obteve respostas.
MEIO AMBIENTE
PMA alerta que a exigência vale para comerciantes e pescadores profissionais; prazo de 48 horas começou com o defeso nos rios da bacia do Paraguai
EDUCAÇÃO
Cadastro poderá ser feito pela internet até 06 de janeiro; processo atende novos alunos e estudantes que pretendem mudar de escola
Voltar ao topo