X

Gestão

Parceria com mulheres indígenas gera renda com produção de pães para a merenda escolar de Aquidauana

A fabricação dos produtos é realizada no prédio da subprefeitura no Distrito de Taunay

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Produção e com apoio da Agraer, vem realizando ações de fomento à agricultura familiar em vários locais de Aquidauana, dentre eles, no Distrito de Taunay.

Um exemplo de sucesso da união de forças entre as mulheres indígenas e o Poder Público Municipal é a produção sustentável da Associação de Mulheres Vukapanavo (Aldeia Imbirussu) e da Associação das Mulheres Solidárias Terenas de Taunay-Ipegue (Aldeia Bananal), na região de Taunay.
 
Atualmente, no caso da Associação de Mulheres Vukapanavo, as indígenas fabricam e entrega para a merenda escolar da Rede Municipal cerca de 80 quilos de pães caseiros. Através de chamada pública da Secretaria Municipal de Educação, os pães são comprados e a associação entrega na SEMED.

A Secretaria Municipal de Educação que distribui para as escolas municipais pantaneiras e dos distritos os pães fabricados pela Associação de Mulheres Vukapanavo, como um alimento complementar da merenda escolar.

Com apoio da Secretaria Municipal de Produção de Aquidauana, a Associação de Mulheres Vukapanavo também está produzindo, por meio do extrativismo vegetal, alimentos à base de castanha de Cumbaru. Também são produzidos pelas mulheres da associação, as polpas de manga, tamarindo e melão.
Além da entrega dos alimentos para a merenda escolar, os produtos são vendidos na própria aldeia e em feiras que são realizadas em Aquidauana, Anastácio, Miranda, Campo Grande e Bonito.

De acordo com a presidente da associação Vukapanavo, Libertina da Silva Bueno, a associação nasceu de uma reunião realizada em Campo Grande com uma equipe do Programa Economia Solidária, em 2018.

Para que o sonho da associação se tornasse realidade, elas apresentaram à Administração Municipal o projeto de criação e receberam o apoio da Prefeitura de Aquidauana via Secretaria Municipal de Produção (SEMP).

A Prefeitura via SEMP disponibilizou uma equipe para a realização de um projeto e documentação da associação, visando dar legalidade e condições da associação trabalhar e vender para o setor público.

Com a documentação em dia, a associação conseguiu firmar um convênio com o município via Governo Federal, sendo beneficiadas com recursos da Lei Aldir Blanc para a compra de equipamentos para realizar a fabricação dos pães e os produtos à base de extrativismo. Na oportunidade, o convênio de R$ 10 mil oportunizou a compra de uma amassadeira de pão, armários para guardar a produção, pia e um forno industrial.

Atualmente, a fabricação dos produtos é realizada no prédio da subprefeitura no Distrito de Taunay. No local, há infraestrutura necessária para a fabricação dos produtos comercializados pelas mulheres da associação. 

A prefeitura também apoiou a iniciativa de capacitação e de parcerias entre a Secretaria Municipal de Produção, Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/UFMS), que ofereceu um Curso de Manipulação de Alimentos e Boas Práticas de Fabricação com Frutos Nativos do Cerrado e Pantanal para as mulheres indígenas daquela região.

A secretária de Produção do município, Paula Polini, que esteve presente conferindo a produção dos pães da Associação de Mulheres Vukapanavo, afirmou que a prefeitura incentiva a produção e compra os produtos da agricultura familiar para gerar renda, sustento e emprego nas comunidades.

“Temos orientação do prefeito Odilon para atender e dar todo o apoio que a agricultura familiar precisa no município. Via secretaria, temos disponibilizado apoio e meios para que a produção aumente e diversifiquem as culturas e produtos.

Trabalhamos em várias frentes e as aldeias têm correspondidos ao incentivo dado pela prefeitura. Uma prova disso, foi ver de perto a produção dos pães e eles chegando até a merenda dos alunos”, pontuou a secretária Paula Polini.   

Conforme dados da SEMP, atualmente, os pequenos produtores da agricultura familiar indígena de Aquidauana não têm vendido somente para a prefeitura, mas já estão conseguindo comercializar a produção em várias instituições estaduais e federais.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

AGROCASTMS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

Especialistas da AgroAlliance explicam como as mudanças na legislação podem impactar produtores rurais e empresas do setor

Piloto de MS morre em acidente aéreo na zona rural de Goiás

TRAGÉDIA

Piloto de MS morre em acidente aéreo na zona rural de Goiás

Wellington Carmo de Oliveira tinha 10 anos de experiência na aviação agrícola; causas da queda ainda são investigadas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo