Dia Mundial
Evento será no próximo dia 8 na Câmara de Vereadores
A Pestalozzi realiza na noite da próxima segunda-feira (8), às 19h, na Câmara de Vereadores uma palestra sobre autismo em Aquidauana. O evento é gratuito.
O evento é alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do TEA, lembrado nesta terça-feira (2).
A palestra “Autismo: entenda e transforme realidades” será ministrada pelo neurologista Lucas Moura.
O objetivo é levar informações sobre o espectro para conscientizar a população e assim garantir respeito, dignidade e uma melhor qualidade de vida a essa parcela da sociedade.
TEA
O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.
O TEA pode se manifestar em três níveis, que são definidos pelo grau de suporte que a pessoa necessita: nível 1 (suporte leve), nível 2 (suporte moderado) e nível 3 (suporte elevado).

INTERNACIONAL
Santiago Peña deixou o cargo em meio à crise do banco Ueno; vice Pedro Alliana assumiu o governo
NOTA DE FALECIMENTO
Natural de Porto Murtinho, ela viveu por mais de sete décadas de história na cidade. O seu velório teve início às 5h, na Capela da Pax Universal e o sepultamento está programado para as 16h.
Voltar ao topo