X

Investigação

Laudo revela que caseiro atacado por onça tentou se defender

A onça-pintada, uma fêmea de aproximadamente nove anos, foi capturada em 25 de abril na região do pesqueiro Touro Morto

Compartilhe:

A-

A+

Um laudo preliminar divulgado nesta quarta-feira (7) indica que o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, tentou se defender no momento em que foi atacado por uma onça-pintada no Pantanal. Segundo o delegado responsável pelo caso, Luis Fernando Mesquita, a vítima apresentava uma lesão no braço compatível com uma tentativa de defesa contra o ataque de um animal silvestre de grande porte.

O ataque ocorreu em 21 de abril, nas primeiras horas da manhã, em um pesqueiro localizado na região do Pantanal. Jorge Ávalo, conhecido como Jorginho, trabalhava como caseiro no local. A ausência do caseiro foi notada por um guia de pesca que havia ido ao rancho para adquirir mel. Ao perceber sinais de sangue e pegadas de onça nas proximidades, o guia acionou as autoridades.

Equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Corumbá, Miranda e Aquidauana foram mobilizadas e, com o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Polícia Civil, chegaram ao local, acessível apenas por embarcação ou aeronave. No pesqueiro, encontraram vestígios do ataque e iniciaram as investigações.

A onça-pintada, uma fêmea de aproximadamente nove anos, foi capturada em 25 de abril na região do pesqueiro Touro Morto. Fragmentos de ossos e fios de cabelo foram encontrados nas fezes do animal e enviados para análise pericial. Ainda não há confirmação se os vestígios são humanos, e os exames continuam em andamento.

O boletim veterinário mais recente informa que a onça está consciente, ativa principalmente à noite e consome toda a alimentação oferecida. O animal permanece sob observação, e as autoridades aguardam os resultados dos exames para determinar os próximos passos.

A comunidade local e as autoridades estão em alerta, reforçando a importância de medidas de segurança em áreas de convivência com a fauna silvestre do Pantanal.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

AGROCASTMS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

Especialistas da AgroAlliance explicam como as mudanças na legislação podem impactar produtores rurais e empresas do setor

Piloto de MS morre em acidente aéreo na zona rural de Goiás

TRAGÉDIA

Piloto de MS morre em acidente aéreo na zona rural de Goiás

Wellington Carmo de Oliveira tinha 10 anos de experiência na aviação agrícola; causas da queda ainda são investigadas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo