X

Inclusão

Reunião debate avanços no atendimento às crianças com TEA em Aquidauana

Encontro contou com a participação de secretarias municipais, entidades e familiares para definir estratégias de fortalecimento da rede de acolhimento e inclusão

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura de Aquidauana promoveu, na manhã desta quinta-feira (02), uma reunião de trabalho para discutir o fortalecimento da rede de atendimento às crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e às suas famílias. O encontro, realizado no gabinete municipal, reuniu representantes de diversas secretarias, instituições parceiras, entidades e familiares. O objetivo é ampliar e qualificar os serviços oferecidos no município.

A reunião foi convocada pelo prefeito Mauro do Atlântico (PSDB) após um encontro com a Associação de Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, ocasião em que foram apresentadas demandas e informações relacionadas ao atendimento prestado às pessoas com TEA em Aquidauana.

Participaram os secretários municipais Sandra Calonga (Saúde), Wilsandra Beda (Educação), Clériton Alvarenga (Assistência Social) e Anderson Meireles (Gabinete); a presidente da Associação de Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Adriana Duarte; a diretora da Pestalozzi, Fátima Mito; a coordenadora do Processo de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino, Lourdes Casanova; a coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Edivania dos Reis; o coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, Everton Constantino; a coordenadora da Rede da Pessoa com Deficiência, Eloisa Gaeta; além de familiares de pessoas com TEA.

Durante a reunião, o prefeito destacou a importância da atuação conjunta entre os diferentes setores da administração municipal e as instituições parceiras para fortalecer a rede de atendimento.

"Nosso compromisso é unir esforços entre Saúde, Educação, Assistência Social, Pestalozzi e demais parceiros para oferecer suporte qualificado às crianças e às suas famílias, garantindo acolhimento, inclusão e melhores condições de atendimento", enfatizou Mauro do Atlântico.

Reunião debate avanços no atendimento às crianças com TEA em Aquidauana2

Na área da saúde, a administração municipal informou que está em andamento um processo de reestruturação da rede de atendimento, com a proposta de concentrar os serviços em um único espaço, proporcionando maior conforto e agilidade às famílias. Entre as medidas previstas também estão a ampliação da capacidade de avaliações especializadas e a implantação de um CER (Centro Especializado em Reabilitação) Municipal.

A Prefeitura de Aquidauana também informou que desenvolve dois projetos voltados à inclusão. Um deles visa garantir um atendimento mais humanizado às pessoas com deficiência e autistas no comércio local. O outro tem como foco ampliar a inclusão social e promover melhorias na qualidade de vida desse público.

Para o setor da educação, foram implantadas, neste ano, quatro novas salas de recursos multifuncionais para atender estudantes com TEA, além da disponibilização de professores de apoio nas unidades escolares, fortalecendo o processo de inclusão na Rede Municipal de Ensino.

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social destacou o acompanhamento realizado junto às famílias, oferecendo orientações sobre benefícios e direitos sociais, além da proposta de ampliar atividades de convivência, lazer e acolhimento para fortalecer os vínculos familiares.

Durante o encontro, representantes da Associação de Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentaram sugestões e reivindicações, entre elas, a continuidade dos atendimentos durante períodos de transição, a criação de um centro específico para atendimento às crianças autistas e seus familiares e a oferta de espaços destinados ao lazer, entretenimento e convivência.

Ao final da reunião, foram definidos encaminhamentos que serão levados ao Executivo aquidauanense com o objetivo de ampliar, qualificar e fortalecer a rede de atendimento às crianças com TEA e suas famílias. Também será elaborado um planejamento integrado entre as secretarias municipais e os serviços especializados para aperfeiçoar o atendimento prestado à população.

*Fotos: Thais Mendes/Agecom

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Piracema exige declaração de estoque de peixes até este sábado em MS

MEIO AMBIENTE

Piracema exige declaração de estoque de peixes até este sábado em MS

PMA alerta que a exigência vale para comerciantes e pescadores profissionais; prazo de 48 horas começou com o defeso nos rios da bacia do Paraguai

Pré-matrículas da Rede Estadual começam na próxima semana

EDUCAÇÃO

Pré-matrículas da Rede Estadual começam na próxima semana

Cadastro poderá ser feito pela internet até 06 de janeiro; processo atende novos alunos e estudantes que pretendem mudar de escola

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo