X

Setembro Amarelo

Samu de Aquidauana leva experiência sobre crises psiquiátricas ao Paraguai

Equipe participou de capacitação para acadêmicos de Medicina em Pedro Juan Caballero; atividade abordou prevenção ao suicídio e atendimento pré-hospitalar

Compartilhe:

A-

A+

Atividade ocorreu na Universidade Sudamericana e integrou as ações do Setembro Amarelo / Divulgação

O Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Aquidauana participou de uma capacitação voltada a acadêmicos de Medicina da Universidade Sudamericana, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. A atividade, que contou com o apoio da Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, integrou as ações do Setembro Amarelo e teve como foco o atendimento a situações de suicídio e emergências psiquiátricas.

Durante a capacitação, a equipe compartilhou conhecimentos relacionados à identificação de situações de risco, abordagem de pessoas em crise e estratégias de intervenção utilizadas no atendimento pré-hospitalar. Entre os conteúdos apresentados esteve o MSIC (Método Samu de Intervenção em Crise), voltado à atuação profissional em situações de emergência envolvendo saúde mental.

A metodologia aborda aspectos como avaliação de risco, comunicação adequada, abordagem humanizada e condução segura do atendimento. Além da parte teórica, os participantes também participaram de atividades práticas e simulações de ocorrências, permitindo aplicar os conhecimentos em situações semelhantes às encontradas no cotidiano das equipes de urgência.

Representaram o Samu 192 de Aquidauana o coordenador Héverton Bastos, a responsável técnica Vanessa Arce Lopes, os técnicos de enfermagem Anderson Melquíades, Charles Cristiano Pinho e Hérika Jassuna, além do condutor socorrista Leandro Vicentini.

A atividade também contou com a participação da psicóloga e especialista em suicidologia Suelen Arguelho, contribuindo para uma abordagem multidisciplinar sobre as situações de crise e os cuidados relacionados à saúde mental.

Para o coordenador Héverton Bastos, a participação foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos adquiridos na atuação diária das equipes de urgência e emergência.

“É motivo de muito orgulho ver o trabalho do Samu 192 de Aquidauana sendo compartilhado em outro país. Levar conhecimento, humanização e profissionalismo também faz parte da nossa missão”, afirmou.

A capacitação promoveu, ainda, a troca de experiências sobre atendimento e prevenção em situações de crise, aproximando profissionais da área e acadêmicos de Medicina por meio de conhecimentos aplicados à rotina do atendimento pré-hospitalar.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

AGROCASTMS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

Especialistas da AgroAlliance explicam como as mudanças na legislação podem impactar produtores rurais e empresas do setor

Piloto de MS morre em acidente aéreo na zona rural de Goiás

TRAGÉDIA

Piloto de MS morre em acidente aéreo na zona rural de Goiás

Wellington Carmo de Oliveira tinha 10 anos de experiência na aviação agrícola; causas da queda ainda são investigadas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo