X
Ensino

Ensinar crianças do berçário remotamente se tornou a missão de Dândara

No estilo delivery, ela mesma está levando as atividades nas casas dos aluninhos

Arquivo Pessoal

O ensino remoto se tornou a realidade das crianças e adolescentes com a pandemia. Os pais são fundamentais nesse processo, principalmente para auxiliar nas atividades. Mas e para os bebês que estavam no berçário? Foi pensando no melhor desenvolvimento lúdico dos seus aluninhos que a professora de Educação Infantil Dândara Rezende decidiu entregar as atividades pessoalmente nas casas.

Ela trabalha com o ensino das crianças do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) José Rodolfo Falcão, no Bairro Nova Aquidauana, e sua turma é formada por 12 alunos. O berçário atende crianças com meses de vida e um pouco acima de um ano, em que as atividades pedagógicas são pensadas no desenvolvimento deles.



“O grande desafio é se fazer presente na vida dessas crianças, mesmo à distância. Tendo como oportunidade de levar o lúdico ao lar dos pais. Mesmo nesse caos de Pandemia poder participar desse processo é muito gratificante, me faz buscar atividades remotas pedagógicas que traga alegria na vida desses pequeninos e da família”, explica Dandara para O Pantaneiro.

A professora atuou por oito anos como conselheira tutelar no município, escolhendo 2020 para retornar a sala de aula, mas nunca imaginaria que seria um ano tão atípico para educação infantil. “Retornar à sala de aula, este ano foi um desafio, porque essa situação de pandemia está trazendo desafios da Educação à Distância. Onde envolve à família, sendo de suma importância à participação da família”, conta.



Cada bimestre é aplicado um ensinamento, então os materiais didáticos são inspirados em temáticas infantis e lúdicas. O de agora é do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Dândara montou os kits com atividades, alguns brinquedos, organizou estilo delivery em sua motocicleta e foi pessoalmente entregar para os alunos, seguindo todos os protocolos de segurança.

“Deve-se manter o Objetivo da rotina pedagógica escolar e seguir as Diretrizes de Ensino da BNCC e do Currículo MS. Trazendo ainda mais, à tecnologia para nosso cotidiano escolar. Porém eu busquei priorizar o lúdico para não perder a essência literária que faz a Educação Infantil ser algo marcante na infância que se torna lembranças, carregamos pra vida toda”, destaca a professora.



Por fim, Dândara diz que o trabalho só é possível graças a participação dos pais, eles são fundamentais para aplicação dessas atividades de desenvolvimento das crianças. “Os pais amam cada atividade elaborada e participam muito. É muito gratificante o carinho que eu recebo da Família. Chego atingir outras famílias e novos aluninhos que acompanha minhas postagens, concluiu.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Iniciativa Privada

Terminal portuário de Porto Murtinho vai a leilão ainda em janeiro

Lance inicial é de R$16,6 milhões

Violência

Adolescente é apreendido com joias e celulares furtados em Anastácio

Ele confessou outro furto na rodoviária de Anastácio

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo