X
Geral

Produtividade do milho pode dobrar em Mato Grosso do Sul

Compartilhe:

A-

A+

O uso de tecnologias adequadas é capaz de dobrar a produtividade do milho safrinha em Mato Grosso do Sul a partir do ano que vem. É o que aponta uma pesquisa da Fundação MS de Maracaju. De acordo com o estudo feito pelos pesquisadores, a produtividade média do milho pode saltar dos atuais 45 sacas por hectare para 80 sacas por hectare, podendo chegar a 90 sacas por hectare.


Segundo o diretor da Fundação MS, Dirceu Luiz Broch, o aumento na produtividade consiste em adotar o uso de novos híbridos, ajustar o processo tecnológico, ou seja, utilizar uma adubação mais equilibrada, fazer um consórcio entre milho e pastagem durante o inverno e soja no verão, além de uma boa correção de solo com calcário, gesso e fósforo.


"Adotando essas práticas o produtor vai gastar em média 25% mais para fazer o plantio. Em compensação o resultado final é uma lucratividade superior que compensa o investimento maior em tecnologia, ainda mais que a cotação do milho está se recuperando e ficando cada vez mais atrativa", disse Broch ao ressaltar que os resultados são mais consideráveis quando o produtor reduz um pouco a área de plantio para fazer um investimento mais concentrado, obtendo o máximo rendimento do solo cultivado. Atualmente a saca do milho está cotada na casa dos R$ 19 em MS.


O resultado da pesquisa foi a conseqüência de um levantamento feito em pelo menos cinco regiões do Estado, onde se aposta muito no cultivo do milho safrinha. Nessas regiões foram realizados Dias de Campo para testar e confirmar os processos de produção. "Vale ressaltar que as tecnologias existem e já estão no mercado. Porém, os resultados só acontecerão se o produtor decidir apostar numa produtividade maior", disse Dirceu Broch.


Um fator que pode estimular o investimento na cultura do milho safrinha é a cotação do produto no mercado. Há muito tempo o milho não se tornava uma cultura tão rentável quanto agora. A boa notícia começou com o resultado da colheita da safrinha, que está praticamente concluída em Mato Grosso do Sul. Apesar das condições bastante diferentes nas lavouras do Estado, estima-se que a produtividade média da cultura fique em 2.940 quilos por hectare, o que representa em média 50 sacas do produto. Este ano a área plantada na safrinha cresceu 35% se comparada com a safra passada, chegando a 700 mil hectares cultivados.


Conforme dados da última estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgada em setembro, o crescimento da produção de milho em todo país deveu-se ao clima favorável nas lavouras durante a safra do verão e ao desenvolvimento tecnológico. Se comparado com 2006, a produção de milho aumentou em 51,1 milhões de toneladas (20,1%).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Pesquisa de aquidauanense leva TJMS a criar núcleo contra assédio

Iniciativa pioneira

Pesquisa de aquidauanense leva TJMS a criar núcleo contra assédio

Estudo de Fernanda Baldo analisou tribunais de todo o país; trabalho ainda resultou na publicação do livro Cortes Silenciadas

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Audiência de custódia

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante audiência de custódia em Aquidauana; Ministério Público havia pedido a conversão da prisão em preventiva

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo