dothCom Consultoria Digital
Publicado em 12/11/2007 às 13:08
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
Uma deliberação do Conselho Estadual de Educação, vinculado à SED (Secretaria de Estadual de Educação), prevê que o ensino da língua espanhola no ensino médio seja obrigatório nas instituições de ensino estadual e de matrícula facultativa para os alunos. Para o ensino fundamental, a oferta de aulas de espanhol é facultativa para as instituições de ensino. Caso a comunidade escolar escolha a língua espanhola, no ensino fundamental, as aulas passam a ser obrigatórias para a instituição e para o aluno.
O conselho ainda prevê que o ensino de espanhol nas instituições públicas deve ser oferecido no horário regular de aula dos alunos, isto é, no turno o qual o aluno encontra-se matriculado. Nas instituições privadas, o ensino da língua espanhola, de caráter facultativo para o aluno, poderá ser oferecido por meio de diferentes estratégias que incluam desde aulas no horário regular de aula dos alunos até a matrícula em cursos e Centro de Estudos de Língua Moderna.
As condições para o oferecimento da língua espanhola em cursos e centros de estudos de língua moderna deverá ser celebrado, entre as partes, por meio de instrumentos próprios. Segundo o conselho, a unidade escolar do sistema estadual de ensino deverá adotar providências para implantar centros de ensino de língua estrangeira, cuja programação incluirá, necessariamente, a oferta de língua espanhola.
Para o exercício da docência de espanhol será exigida licenciatura com habilitação em Língua Espanhola. Na falta de professor habilitado, o documento prevê a admissão, em caráter temporário, de licenciados em Letras e sem habilitação específica, desde que, com proficiência em Língua Espanhola, dominem as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever em nível intermediário.
Também podem ser contratados licenciados em outras áreas, desde que, com proficiência em Língua Espanhola, dominem as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever em nível intermediário e portadores do Dele (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), em nível superior. A implantação do ensino da língua espanhola no currículo da Educação Básica e suas modalidades, nas instituições do Sistema Estadual de Ensino, deve ocorrer no prazo de até 3 anos, de novembro de 2007.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo