dothCom Consultoria Digital
Publicado em 25/01/2008 às 15:49
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
De 25 de janeiro até 25 de fevereiro estão abertas as inscrições para projetos culturais que queiram receber benefícios do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) para 2008. Com a publicação do edital, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul tem por objetivo contemplar a produção sul-mato-grossense em suas mais diversas manifestações, priorizando a circulação de bens culturais por todas as regiões do Estado, como forma de ampliar o acesso público e, sobretudo estimular a formação de novas platéias, de acordo com as diretrizes de Política Cultural para o Mato Grosso do Sul. O edital poderá ser consultado na íntegra no Diário Oficial do Estado ou no site da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul ( www.fundacaodecultura.ms.gov.br ) a partir de amanhã (25).
O valor dos recursos destinados ao Fundo de Investimento Culturais para o exercício de 2008 é de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). "Depois de três anos parados, a volta do Fundo é um avanço, que pretendemos manter e aumentar gradativamente, na medida em que o governo tiver essa disponibilidade", declarou Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. "Este ano, um dos focos de trabalho do FIC será o acompanhamento dedicado a cada projeto, para ajudar artistas que não têm intimidade com a burocracia a realizarem seus trabalhos com mais tranqüilidade, e também não ter problemas de prestação de contas no final do processo", complementou.
Os projetos deverão ser enquadrados nas seguintes áreas: artes cênicas (relacionada aos segmentos de teatro, dança, circo, ópera e congêneres); artes visuais (compreendendo artes plásticas, na forma de esculturas, desenhos e pinturas, gráficas, gravura, filatelia, fotografia e congêneres); audiovisual; artesanato; literatura; música; patrimônio cultural; formação (evento de caráter cultural ou artístico destinado à formação, à especialização e ao aperfeiçoamento de pessoal na área cultural, como cursos e seminários); biblioteca; museu; arquivo e folclore. O edital contém maior aprofundamento sobre cada área.
Para inscrever-se, é preciso encaminhar os projetos para a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com o formulário modelo devidamente preenchido junto com os documentos exigidos para a inscrição, conforme o edital. Cada proponente poderá inscrever somente um projeto em um dos programas previstos. Não poderão apresentar projetos culturais servidores públicos estaduais ou membros do Conselho Estadual de Cultura, proponente e/ou executor de projeto anterior que tenha restrição cadastrada no SIAFEM do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, pessoa jurídica não-governamental que tenha membro do Conselho Estadual de Cultura na composição de sua diretoria, e pessoa inadimplente com prestação de contas de projeto cultural realizado anteriormente.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo