X
Geral

Praças em Aquidauana: abandonadas até quando?

Compartilhe:

A-

A+

Uma alavancada de crescimento do município de Aquidauana  é um tema presente na agenda de muita gente. Nas pesquisas feitas por grupos de interesse o turismo acaba sendo indicado como uma área que carece de investimentos, na opinião da população e dos próprios turistas.


"Para uma região com boas grandes possibilidades de aumentar o fluxo de turistas, as autoridades deveriam se ater em alguns detalhes",  diz um turista. Ele cita como exemplo o impacto negativo que as praças da cidade exercem sobre o visitante. "Sempre venho pescar por aqui, há anos, e continuam a mesma praça, as mesmas flores, etc, tudo igual",  completa, fazendo alusão à uma antiga canção popular.


O abandono das praças públicas tem sido alvo de intensas críticas pela sociedade aquidauanense,  uma vez que a região recebe visitantes de diversas partes do Brasil e até do mundo por causa da pesca e pelo fato da região ser porta de entrada para o pantanal. "Se uma praça, como a central, é um dos pontos de maior destaque da cidade, deveria receber mais atenção", observa uma moradora.


Para os que não vêem tanta importância nas praças, nos dias atuais, um observador lembra que em cidades como Três Lagoas, a praça central é um dos principais espaços de ajuntamento público. Mais do que um local de contemplação, ela se constitui num espaço facilitador de relacionamentos saudáveis. Famílias inteiras podem ser encontradas no local, desfrutando das opções de lazer que existem no local.


Em pesquisa pelo Brasil descobrimos que muitas cidades, especialmente do interior de Minas Gerais, tem em suas praças um ponto de referencia para atividades sadias da família. Quando abandonadas, porém, como no caso de Aquidauana, transformam-se em locais propício para a difusão de práticas perigosas, como o uso de drogas, prostituição, doenças, etc.









 


Os brinquedos totalmente sucateados representam claramente o abandono público das praças municipais


Com grande potencial turístico, Aquidauana carece de um projeto cultural que resgate a importância das praças públicas. "Nos fins de semana especialmente não se encontra quase ninguém no centro da cidade. Falta alegria. Falta movimento", observa um morador antigo, que concluiu sugerindo aos candidatos que "não esqueçam das nossas praças. A família agradece!"


Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição:









Área onde era Parque infantil hoje está tomado pelo mato









 


À esquerda, vazamento de água danifica calçamento e formando lodo na via de pedestres. À direita, o marco de 100 anos da cidade está abandonado em meio ao lixo


 Praça dos Estudantes:









Pontos comerciais disputam espaço público em área destinada ao lazer








 

Campo de futebol de areia está tomado pelo mato, e as traves quebradas com pedaços expostos ponteagudos e perigosos.








 

À esquerda, fiação de antigo poste de iluminação quebrado. À direita, base de antigo relógio comercial, tornou-se atualmente depósito de lixo dos traillers de lanches.


 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo