dothCom Consultoria Digital
Publicado em 19/02/2008 às 07:36
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
As vendas do comércio varejista brasileiro tiveram no ano passado a maior expansão desde 2001, confirmando a força da demanda interna que vem sendo o motor do crescimento do país. Para 2008, as perspectivas se mantêm favoráveis, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O volume de vendas subiu 9,6 por cento em relação a 2006, a melhor leitura desde o início da série histórica, em 2001, informou o IBGE nesta segunda-feira.
"Juros, renda, câmbio e emprego formaram uma conjuntura que contribuiu para o resultado recorde do ano passado", afirmou o economista do IBGE Reinaldo Pereira.
Em dezembro, as vendas ficaram estáveis na comparação com novembro e saltaram 9,0 por cento frente a dezembro de 2006.
Em 2007, as vendas de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo avançaram 6,4 por cento, respondendo por um terço do crescimento do comércio no período.
"Este desempenho refletiu as melhoras da renda e do emprego e a expansão do crédito", apontou o IBGE em nota.
O setor de Móveis e eletrodomésticos teve o segundo principal impacto no resultado de 2007, com alta das vendas de 15,4 por cento.
Os setores de Tecidos, vestuário e calçados e de Livros, jornais, revistas e papelaria também tiveram o melhor desempenho da série histórica, com expansão de 10,7 e 7,1 por cento, respectivamente.
PREVISÃO POSITIVA PARA 2008
No ano, as regiões com maiores taxas de crescimento nas vendas foram Alagoas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso.
Segundo o IBGE, o Estado de São Paulo apresentou expansão de 13,7 por cento e contribuiu com quase metade do índice global de 2007. O comércio de São Paulo representa cerca de 37 por cento do segmento em todo país.
O IBGE acrescentou que a receita nominal do comércio aumentou 14,1 por cento em 2007 sobre o ano anterior.
Na comparação entre dezembro e novembro do ano passado, a receita cresceu 0,4 por cento. Frente a dezembro de 2006, a alta foi de 13,1 por cento.
Apesar das incertezas na economia mundial, as perspectivas para o comércio em 2008 são favoráveis. Segundo Pereira, as encomendas da indústria para o primeiro semestre estão a todo vapor.
"Os pedidos da indústria são fortes para o primeiro semestre. Se a produção tende a aumentar é porque a previsão é de que as vendas vão continuar fortes... A sinalização é boa para o comércio", acrescentou Pereira.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo