dothCom Consultoria Digital
Publicado em 11/03/2008 às 08:11
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
O Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), entidade vinculada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), ressaltou em seu boletim "Libro al Día" a participação do Programa Arca das Letras no Congresso Internacional A Biblioteca Pública: Um Continente entre os Continentes. O evento, realizado na cidade colombiana de Medelín no final do ano passado, reuniu 240 profissionais da área de 21 países.
O programa de entrega de bibliotecas rurais e capacitação de agentes de leitura, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, foi considerado uma das principais iniciativas de estímulo à leitura na América Latina. Segundo a coordenadora de Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Cleide Cristina Soares, interessados de diversos países pediram mais informações sobre o Arca das Letras após a apresentação.
"Como os participantes eram ligados a bibliotecas públicas, eles estavam interessados em saber mais sobre a metodologia, a implementação e o funcionamento do programa. Abordamos temas como a catalogação por cores e o treinamento dos agentes de leitura", informa ela.
Dentre os interessados, Cleide destaca a prefeitura de Medelín, que desenvolveu seu programa de incentivo à leitura nesse município colombiano baseado na experiência do Arca das Letras.
"Mostramos que ele funciona com a participação da população. As bibliotecas rurais não chegam nas comunidades como um presente, mas como o resultado de uma discussão, que envolve o local da biblioteca rural, os responsáveis, os livros que serão selecionados, as regras para empréstimo", conta ela. Cleide espera que a experiência brasileira possa servir de inspiração para outros países da América Latina.
4.379 bibliotecas rurais
O Arca das Letras é coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) e em apenas quatro anos já implantou 4.379 bibliotecas, formando nove mil agentes de leitura que emprestam os livros e incentivam a leitura, como voluntários, em suas comunidades. O programa disponibilizou no total mais de 1 milhão de livros.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo