dothCom Consultoria Digital
Publicado em 27/03/2008 às 07:18
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
O curso que mais aprova no exame de OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Mato Grosso do Sul) está, curiosamente, entre os que têm as piores estruturas no Estado. Há duas semanas uma comissão da OAB, que avalia a qualidade do ensino jurídico no Estado, foi à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e constatou que as deficiências são graves.
O curso não oferece centro de práticas jurídicas e depende até de voluntários para dar aulas, diz o acadêmico Guilherme Vieira de Barros. "Já houve situações em que fui à universidade para ter uma aula apenas por semana".
O objetivo da visita da OAB, segundo o presidente da comissão, Gustavo Passarelli, foi aproximar entidade da coordenação do curso e do Centro Acadêmico, mas no local, as reclamações sobre a falta de infra-estrutura, professores e material literário preocuparam os integrantes da comissão.
Hoje, o curso de Direito da UFMS tem oito docentes ministrando aulas a 600 acadêmicos distribuídos nos turnos matutino e noturno.
A estruturação do núcleo de práticas jurídicas ganhou apoio da iniciativa privada no ano passado, mas a Universidade ainda não deu resposta sobre o local. "Sempre fica para o mês que vem", conta Guilherme Barros.
Conforme Passarelli, os problemas precisam ser relatados em documento pelos estudantes para que a seccional sul-mato-grossense encaminhe o caso à OAB nacional. "Fomos lá, mas não fomos formalmente certificados", justifica.
Diante das tantas dificuldades, como justificar o desempenho dos bacharéis em Direito pela UFMS no exame de ordem? Na primeira fase do exame aplicado em janeiro deste ano, 62% dos alunos da UFMS foram aprovados. O segundo lugar foi ocupado pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), com 55% de aprovados, e o terceiro pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), com 51%. Nesta fase, as universidades particulares não conseguiram aprovar mais de 25% dos inscritos.
Na avaliação de Passarelli, que já foi professor da UFMS, a postura dos estudantes é o principal fator para o bom desempenho na prova. "Os alunos têm um papel interessante. Formam grupos de estudo e, desde o início adotam uma postura pró-ativa", revela.
A assessoria de imprensa da UFMS informou que está prevista abertura de concurso para tentar suprir o déficit de professores no curso de Direito. O certame será aberto ainda no primeiro semestre de 2008, mas a assessoria não informou quantas vagas serão oferecidas porque estas ainda serão definidas.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo