X

Geral

Tomate e pãozinho puxam nova alta da inflação

Compartilhe:

A-

A+

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) voltou a registrar aceleração na segunda semana de abril, com alta de 0,76%, frente à variação de 0,64% da semana anterior. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o tomate e o pão francês exerceram as maiores influências de alta sobre o indicador.


O tomate, que havia subido 34,47% na pesquisa anterior, registrou alta de 40,98% na segunda prévia de abril. A alta do pão francês também voltou a acelerar, passando de 4,05% para 6,20%.


No sentido contrário, as maiores influências de baixa vieram do feijão carioquinha, cujo preço recuou 9,43%, e da alcatra, que registrou queda de 2,32%.


Grupos
Entre os sete grupos pesquisados pela FGV, a maior alta foi registrada entre os alimentos, que subiram, em média, 1,70% na pesquisa encerrada em 15 de abril. Foi a sexta semana consecutiva de acréscimo na taxa dos alimentos. Na pesquisa anterior, a alta havia ficado em 1,21%.


O grupo vestuário também apresentou aceleração em sua taxa de variação. Os itens do grupo subiram, em média, 0,57%, após registrar deflação de 0,01% na pesquisa anterior.


Nos demais grupos, foi registrado decréscimo nas taxas de variação. A taxa de habitação passou de 0,49% para 0,44%. Saúde passou de 0,38% para 0,32%. Educação, de 0,49% para 0,40%. Em transportes, o recuo foi de 0,10 ponto percentual, passando de 0,49% para 0,39%. Despesas diversas desacelerou de 0,23% para 0,11%.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DOF apreende carro com quase meia tonelada de maconha na MS-166

FRONTEIRA

DOF apreende carro com quase meia tonelada de maconha na MS-166

Veículo foi localizado fora da pista na região de Cabeceira do Apa; nenhum suspeito foi encontrado

MEC mantém regras da redação e anuncia medidas de segurança para o Enem

EDUCAÇÃO

MEC mantém regras da redação e anuncia medidas de segurança para o Enem

Provas serão aplicadas em dois domingos de novembro; mudanças na redação estão previstas apenas para 2028

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo