X
Geral

Projeto Balde Cheio chega a Anastácio

Compartilhe:

A-

A+

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) iniciou no município de Anastácio a implantação do projeto "Balde Cheio". As ações tiveram início em uma propriedade familiar de 75 hectares. Os primeiros trabalhos foram realizados no fim do ano passado e consistiram na preparação do solo e na construção de curvas de nível. Logo após foram executadas as ações referentes à adubação e à plantação de sementes de pastagens.


Atualmente a propriedade se encontra dividida em 27 piquetes, de 2400 metros quadrados cada um e dispõe de 20 vacas leiteiras em estado de lactação. De acordo com o técnico da Agraer de Anastácio, Olcy Guilherme Pompeo Sanches, após a implantação do projeto, a produção de leite na propriedade saltou de quatro para seis litros diários.


"O resultado positivo foi conquistado através do bom trabalho de adubação e manejo que conseguimos desenvolver na propriedade. O produtor também já contava com infra-estrutura básica, o que facilitou as ações", concluiu o técnico.


Incremento à produção


Depois de pesquisar programas em diversos locais do Brasil, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), juntamente com a Agraer, identificou o Balde Cheio como a melhor alternativa para incrementar a produção de leite em Mato Grosso do Sul, garantindo renda a pequenos produtores. Em regiões como São Carlos (SP) - onde o programa foi inicialmente implantado, por meio da Embrapa - e outros municípios do interior paulista, a experiência demonstrou resultados altamente positivos.


As principais características do programa são a melhoria da pastagem, com adubação e irrigação, a rotação de animais na área e a melhoria genética. A qualidade da alimentação, essencial para a produtividade do animal, tem atenção especial também no projeto.


Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, as expectativas em relação ao programa são altamente positivas. "Trata-se de um programa que garante renda, ao mesmo tempo em que se aumenta a produção", ressalta. A estimativa é de que a produção diária de leite nas pequenas propriedades salte de três para treze litros diários.


Para investimento inicial no programa, foram autorizados R$ 124 mil pelo governador André Puccinelli.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo