dothCom Consultoria Digital
Publicado em 16/05/2008 às 07:41
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
O aumento mundial das commodities (petróleo, grãos, minérios etc) pressiona os preços no Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) aferiu a maior taxa deste ano do Índice Geral de Preços-10 (IGP-10), nesta quinta-feira. Segundo relatório divulgado pela instituição, a alta no índice chega a 1,52% neste mês, após elevação de 0,45% em abril.
A alta refletida nos preços foi acima do que o Banco Central ouviu da maioria dos analistas financeiros consultados na edição do boletim Focus, publicação divulgada no início da semana, que ficou em 1,47%, embora a base as previsões tenham variado entre 0,82% e 1,59%. A marca atingida este mês só é inferior à leitura do índice em dezembro de 2007, quando registrou 1,59%.
O Índice de Preços por Atacado (IPA) avançou 1,91% no mês, ante alta de 0,35%, em abril. No campo, o IPA agrícola aumentou 1,64% em maio, seguindo a queda de 1,31%, mês passado. O IPA industrial registrou tendência de alta, em elevação de 2,01% neste mês, ante 1,0% em abril.
Entre as principais variações positivas individuais, no atacado, estão o arroz em casca, minério de ferro, adubos e fertilizantes, leite in natura e carnes bovinas, embora a alta desses dois últimos itens seja sazonal. Ainda de acordo com a FGV, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,67% em maio, em variação positiva de 0,61%, em abril. Esta aceleração deve-se à pressão dos grupos Alimentação e Saúde e Cuidados Pessoais de, respectivamente, 1,70% e 0,78%. No varejo, os produtos que mais subiram de preço foram o pão francês, o mamão papaia e o leite longa vida. Tanto o trigo quanto os produtos de laticínio, porém, evidenciam o fator sazonal.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou elevação de 0,85%, ante 0,73%, mês passado, pressionado pela alta nos custos do aço.
O IGP-10 é calculado com base nos preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência. No ano, o índice acumula alta de 4,47% e nos últimos 12 meses, de 10,71, com reflexos na inflação oficial do governo.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo