dothCom Consultoria Digital
Publicado em 06/06/2008 às 10:04
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
O engenheiro civil Jary de Carvalho e Castro, 47, foi eleito presidente do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul).
A votação aconteceu na quarta-feira em 14 municípios do Estado. O resultado oficial da votação deve ser divulgado somente hoje. A presidência do Crea/MS foi disputada por quatro candidatos, sendo três engenheiros civis de Campo Grande e um engenheiro agrônomo de Dourados.
Dados não-oficiais indicam que Jary de Carvalho e Castro venceu a votação com 1.319 votos. O engenheiro agrônomo Antonio Bitencourt do Amaral, de Dourados, ficou em segundo lugar, com 705 votos, seguido de Jean Saliba, com 611 votos e Cláudio Anache, que teve somente 13 votos.
Jary de Carvalho e Castro é atual presidente do Sinduscon (Sindicato da Construção Civil) e assume o Crea/MS em 1º de janeiro de 2009. A gestão é de três anos.
De acordo com a assessoria de imprensa do Crea/MS, ainda não é possível contabilizar o número total de votantes e nem a porcentagem de votos brancos e nulos. Isto acontece porque, até ontem à tarde, a comissão eleitoral ainda estava recebendo o resultado da votação nas urnas do interior. O resultado oficial deve ser divulgado ainda hoje.
O Crea/MS congrega em torno de 12 mil profissionais, mas a estimativa é de que somente a metade estivesse apto a votar. A eleição teve em torno de 2,7 mil votantes e, segundo o atual presidente, Amarildo Miranda, repetiu o índice de comparecimento de eleições anteriores - 45%.
Jary de Carvalho e Castro é candidato da situação, recebendo total apoio do atual presidente, Amarildo Melo. A assessoria jurídica do candidato Jean Saliba, chegou a impetrar pedido de impugnação contra a candidatura de Jary de Carvalho, alegando abuso de poder econômico e político do concorrente.
PROPOSTAS
Jary de Carvalho e Castro tem 20 anos de atuação na área de construção civil e diz que, apesar dos números indicados pela pesquisa, que já indicava preferência da maioria pelo seu nome, a vitória foi uma 'grata surpresa'. Em seus principais projetos, o presidente eleito cita a interiorização do Crea, realização de cursos com vídeo-conferência para o interior, reforço na fiscalização e melhoria no gerenciamento dos processos informatizados, como forma de reduzir a utilização de papel.
"O Crea é um conselho defensor da sociedade contra os maus profissionais. Por isto, pretendemos reforçar todo tipo de fiscalização, investindo inclusive em cursos para capacitar melhor nossos fiscais", afirmou.
Jary disse que pretende interiorizar o Crea/MS, como forma de aproximar melhor o diálogo com as entidades do interior. Ele também disse que pretende investir em cursos de capacitação e atualização, com repasse aos profissionais do interior através de vídeo-conferências.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo