dothCom Consultoria Digital
Publicado em 07/06/2008 às 11:38
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
A Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT), que começou na quinta-feira (5) em Brasília e termina domingo (8), é a primeira do mundo a discutir políticas públicas para este segmento. O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da abertura e disse entender de preconceito e que isso pode ser uma das doenças mais perversas do ser humano.
Convocada por decreto do presidente, assinado em novembro de 2007, a Conferência tem como tema Direitos Humanos e Políticas Públicas: O caminho para garantir a cidadania GLBT. A finalidade é propor políticas públicas e elaborar um Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de GLBT. O grupo vai deliberar estratégias para o Programa Brasil sem Homofobia, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), de combate à violência e à discriminação e promoção da cidadania homossexual.
O ministro da SEDH, Paulo de Tarso Vannuchi, afirmou que o objetivo é proclamar a homofobia como incompatível com a democracia. "O Brasil hoje declara que aqui é o lugar da convivência com a diferença de todos os seus filhos".
Encontros estaduais e municipais, ocorridos em todos os estados brasileiros, com a participação de cerca de dez mil pessoas, elaboraram um documento com os temas que serão discutidos neste sábado (7). As propostas serão votadas no último dia, para preparação do Plano. O presidente afirmou que o documento terá o mesmo tratamento que os obtidos das outras 49 conferências de Direitos Humanos.
Temas - Além do tema central, as discussões incluem Saúde; Educação; Justiça e Segurança Pública; Cultura e Turismo; Trabalho, Emprego e Previdência Social; Cidades; Comunicação e Esportes; Igualdade Racial e Mulheres; Idosos; Pessoas com Deficiência Física; Infância, Adolescência e Juventude.
Também serão abordadas a contextualização e as perspectivas da conjuntura internacional, dos poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público. Será realizada, ainda, uma palestra sobre a introdução à orientação sexual e identidade de gênero.
O primeiro dia da Conferência contou com a presença de mais de mil pessoas, incluindo 600 delegados da sociedade civil organizada (60%) e do poder público (40%), que representam milhões de brasileiros que integram o movimento GLBT.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo