X

Geral

Organizada em Dourados a Primeira Igreja Indígena Presbiteriana no Brasil

Compartilhe:

A-

A+

Durante os festejos  dos 80 anos de Missão Evangélica Caiuás, em Dourados, que aconteceram na semana passada, foi organizada a Primeira Igreja Indígena Presbiteriana no Brasil.


No culto de ação de graças foram ordenados quatro pastores indígenas, formados na Instituto Felipe Lands, pertencente a própria Missão: Rev. Xisto Sanches (Kaiuá), Rev. Hélio Nimbú (Terena); Rev. Antonio Casteão (Kaiuá); e Rev. Alziro Souza da Silva (Guarani). ]


O preletor do evento foi o Rev. Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Entre os presentes se encontrava  o Rev. Augustus Nicodemus, chanceler da Universidade Mackenzie, pertencente à Igreja Presbiteriana. Ele presenteou cada um dos pastores ordenados e a Igreja recém organizada com um kit de livros da Cultura Cristã, editora oficial da Igreja Presbiteriana.


Caravanas de diversas partes do país  e indígenas de várias etnias das cidades onde a Missão Caiuás tem projetos estiveram presentes. Estes participaram ativamente das festividades, com apresentações  diversas, entre elas os  corais infantis indígenas, que cantaram em português e nas línguas nativas.


No Culto de Ação de Graças houve uma apresentação especial do coral da Igreja Presbiteriana Central de Dourados. No encerramento, a  celebração da Santa Ceia e benção apostólica nas línguas Guarani, Kaiuá e Terena.  Em solenidade posterior várias pessoas que contribuíram para a história da Missão Caiuás foram homenageadas, recebendo diplomas de honra ao mérito.


Ao longo da semana a direção da Missão recebeu congratulações de diversas autoridades, pelo trabalho desenvolvido ao longo de oito décadas. Segundo estudos oficiais a instituição  contribuiu para o  aumento da população indígena no Estado, através das ações que  desenvolve em  diversas áreas como saúde e educacional.


Na Sede da Missão, em Dourados, existem dois hospitais (sendo um referencia na América Latina no atendimento de tuberculose), escola, Instituto Bíblico, consultório odontológico e uma Igreja sede.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

AGROCASTMS

Reforma tributária exige planejamento e atenção redobrada no agronegócio

Especialistas da AgroAlliance explicam como as mudanças na legislação podem impactar produtores rurais e empresas do setor

Motociclista é socorrida após colisão com carro no Centro de Aquidauana

TRÂNSITO

Motociclista é socorrida após colisão com carro no Centro de Aquidauana

Acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira, na Rua Teodoro Rondon; equipes de resgate e segurança foram mobilizadas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo