dothCom Consultoria Digital
Publicado em 13/01/2009 às 12:25
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
Já está disponível para saque o benefício do seguro-desemprego garantido a 252 pescadores de Miranda que foram cadastrados pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul.
Os trabalhadores, impossibilitados de trabalhar em função da Piracema, estavam com o pagamento atrasado há dois meses em função de problemas de cadastro na Delegacia Regional do Trabalho.
Para agilizar o pagamento aos pescadores, o governo do Estado - através da Funtrab - criou uma equipe de trabalho, que atuou durante o recesso de fim de ano para refazer o cadastro completo de todos os trabalhadores até o último dia 31 de dezembro.
Com o objetivo de facilitar o acesso aos recursos, a Funtrab, em parceria com a prefeitura municipal de Miranda, disponibilizou 5 ônibus para transportar os trabalhadores até a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima, em Aquidauana.
Nos meses de outubro e novembro de 2008, técnicos do Ciat/Funtrab (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador e Fundação do Trabalho) realizaram o cadastramento de pescadores nas colônias do interior do Estado para que recebessem o seguro-desemprego durante o período de piracema.
De acordo com Cícero Ávila, diretor da Funtrab, o atraso no pagamento para a colônia de Miranda ocorreu pela morosidade na atualização do presidente, o que só foi feito no dia 30 de dezembro. "Sem a habilitação, os pescadores não conseguiram a validação para o recebimento do benefício pelo Ministério do Trabalho. Com a intervenção do governo do Estado, chegou-se a um acordo: pagamento até o dia 12 de janeiro, o que já foi cumprido".
Ao todo, foram feitos no Estado 2.507 requerimentos, confeccionados a partir das ações locais promovidas pelo Ciat/Funtrab. O cadastramento começou no dia 27 de outubro de 2008 na região de Naviraí e Mundo Novo.
O valor do benefício concedido é de um salário mínimo repassado aos trabalhadores durante todo o período de defeso. O direito ao recebimento do auxílio é assegurado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a todos os pescadores que se mantém através de recursos provenientes da pesca artesanal e que estejam devidamente cadastrados em suas colônias ou associações.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo