Geral
"Temos um amigo na prefeitura. Aquidauana está com a cara mudada". A afirmação do vice-presidente da Associação que reúne os moradores da aldeia Buritizinho, Almiro Cardoso, reproduz o sentimento predominante nas aldeias do município, quase ao final do quarto mês do mandato do prefeito Fauzi Suleiman.
"Até pouco tempo tínhamos muito pouco a comemorar, nestas ocasiões. Agora temos um governo que tem olhado para o índio", disse o cacique Antonio os Santos, o Antonio do Limão, no encerramento das atividades alusivas ao índio. Antonio estava pensando na série de ações desenvolvidas por algumas gerências do governo municipal e nos projetos anunciados para as comunidades indígenas.
Em vinte e dois dias a Gerência de Obras desenvolveu serviços de cascalhamento e patrolamento nas aldeias Imbirussu, Morrinho Água Branca, São José, Lagoinha, Bananal, Ipegue, Jaraguá e Colônia Nova. Foram utilizados nesta frente 1 trator de esteira, uma pá carregadeira, dois patrols, dois caminhões toco, dois caminhões trucks, uma carreta e 2780 caminhões de cascalho.
O Prefeito Fauzi Suleiman aproveitou a presença nas aldeias para anunciar uma série de projetos voltados para as comunidades indígenas da região. Através de parceria entre o município, Governo do Estado e Governo Federal 170 residências serão construídas, obedecendo a seguinte distribuição: 45 na aldeia Bananal, 45 no Ypegue, 40 na Água Branca, 20 no Morrinhos e 20 no Imbirussú.
A produção agrícola dos terena está sendo beneficiada com a oferta de sementes e preparação da terra, serviços da Gerência de Produção. Neste área o prefeito Fauzi Suleiman anunciou que em breve serão entregues patrulhas agrícolas para todas as aldeias e distritos de Aquidauana. O escoamento da safra também está sendo facilitado, com o melhoramento das estradas vicinais.
Outras medidas que estão repercutindo no meio das comunidades indígenas são a valorização do seu artesanato , através de projetos da Fundação de Cultura e a construção de um espaço específico, na forma de Oca, na Estação Ferroviária, para a venda de produtos. Não bastassem essas iniciativas o governo municipal anunciou a construção de um Monumento ao Povo Terena, na Praça dos Estudantes, na forma de uma índia terena.
Com essas e outras ações o governo municipal demonstra direcionar um olhar amoroso e de respeito ao povo terena. "Quero que os terena construam seu futuro e destino. Para nós é um orgulho tê-los em nossa história" disse Fauzi, ao fazer um balanço das ações efetuadas até aqui. "Nossas aldeias precisam ser fortalecidas e precisamos melhorar a auto estima de nossos índios", finalizou, dando como exemplo da força da motivação o elevado número de jovens terena que passaram, este ano, no vestibular da Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR.
FRONTEIRA
Veículo foi localizado fora da pista na região de Cabeceira do Apa; nenhum suspeito foi encontrado
EDUCAÇÃO
Provas serão aplicadas em dois domingos de novembro; mudanças na redação estão previstas apenas para 2028
Voltar ao topo