X
Geral

Fórum sobre questões indígenas realça momento importante

Compartilhe:

A-

A+

As atividades alusivas ao índio ainda não terminaram em Aquidauana, comprovando a força da etnia terena - que tem em torno de 12 mil elementos - na cultura do município. Nesta quinta-feira, a partir das 19 horas, no Anfiteatro do CEUA, acontece mais uma das atividades do programa definido pela Gerência de Educação. Trata-se do I Fórum sobre a Questão Indígena Terena.


Tendo como enfoque "A trajetória do povo terena no município" o evento terá como convidados a professora doutora Onilda Sanches, da Universidade Estadual, unidade de Jardim; professora mestre  Vera Lúcia Vargas, da UFMS; professor Paulo Baltazar; Alcery Marques, cacique da Aldeia Lagoinha; Célio  dos Santos Francisco, Coordenador de Assuntos Indígenas do Governo Municipal de Aquidauana; Arcenio Francisco Dias, chefe do setor de educação indígena da GEMED e Wanderley Dias Cardoso, pesquisador das questões indígenas.


"Estamos vivendo um momento importante, de valorização de nossa cultura, pois nossa história está sendo reconhecida", diz Alcery, um dos preletores do evento.  O coordenador do órgão criado pelo Governo Municipal para tratar especificamente das questões indígenas pensa da mesma forma: "Estamos tendo a oportunidade de falar das nossas conquistas, de coisas que muitos não conheciam".  Ele atribui o bom momento ao incentivo que estão recebendo.


A professora Luzia Cunha acrescenta outro detalhe importante na questão da valorização da cultura indígena em nossa região.  Segundo ela, "este novo olhar dos povos não indígenas deve-se também a nova postura dos próprios índios", lembrando que os mesmos começam a se manifestar sobre suas raízes. Observa que nas escolas muitas crianças já não têm vergonha de dizer que são terenas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo