dothCom Consultoria Digital
Publicado em 18/05/2009 às 10:42
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
A garotada de dois distritos e região pantaneira de Aquidauana "está com tudo e não está prosa". Na premiação do "Meu Primeiro Texto Jornalístico" na última sexta feira (15), quatro dos seis prêmios entregues foram entregues a alunos de Cipolândia, Taunay e região do Taboco (dois prêmios). Da cidade de Aquidauana apenas dois trabalhos foram selecionados pelos professores do Departamento de Letras do Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS.
Todos os textos fazem referências positivas ao Trem do Pantanal e enfatizam a esperança de seus autores de que este meio de transporte, agora numa versão exclusiva para turistas, dê um impulso ao desenvolvimento da região. "A esperança e o sonho voltam, com o trem", escreve Stivenson da Silva Morelli, da Escola Estadual Professor Luiz Mongelli. "Nós estamos confiantes nesse projeto", enfatiza Renan Candido, da Escola Municipal Pólo Pantaneiro.
"Com a passagem do Trem por Aquidauana nosso município ficará bem conhecido e será reconhecido pelas suas belezas naturais", escreve Fernanda Ribeiro, que juntamente com Renan, deram a Escola da região do Taboco dois prêmios - o segundo e o terceiros lugares na categoria 8º e 9º anos. Os vencedores nas duas categorias - Leonel Hamana Figueiredo, da Escola Municipal Ada Moreira, de Cipolandia e Kerolaynne Rocha Bezerra, da Escola Estadual Candido Mariano - compartilham a mesma visão.
Leonel, considerado um aluno dedicado por seus professores, construiu um texto com todas as informações sobre o Trem do Pantanal - percurso, número de passageiros, as classes dos vagões, início de operações, etc. - concluindo com uma opinião: "o retorno do Trem do Pantanal será importante para resgatar nossa história e para a economia do nosso Estado". Kerolayne, emocionada com os prêmios conquistados - um computador, uma viagem no Trem e uma caderneta de poupança - escreveu sobre a contribuição da ferrovia para a região, no passado, os prejuízos com a desativação da linha de passageiros e as esperanças que renascem com a volta do Trem.
Trechos dos textos vencedores
"O Trem do pantanal favorecerá o turismo entre Campo Grande e Corumbá. No trem haverá espaço para 192 passageiros (...) e em cada estação haverá apresentações e exposições da cultura e de outros produtos pantaneiros (...). O retorno do Trem do Pantanal será importante para resgatar nossa história e para a economia do nosso Estado. Aquidauana é um dos pontos de turismo para os viajantes, com destino ao pantanal sul-matogrossense"
(Leonel Hamana Figueiredo, Escola Municipal Ada Moreira, vencedor da categoria 6º e 7º anos).
"O transporte ferroviário era muito importante para a nossa cidade porque na época em que foi implantado, 1912, as estradas eram precárias, as viagens de ônibus eram desconfortáveis e demoradas. Além disso, as cidades pelas quais o trem passava, ora com passageiros, ora com cargas, tiveram um aumento no núcleo urbano, vila foram formadas, melhorias foram feitas, enfim, houve um significativo desenvolvimento por onde o trem passou".
(Kerolaynne Rocha Bezerra, Escola Estadual Candido Mariano, vencedora da categoria 8º e 9º anos).
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo