Geral
dothCom Consultoria Digital
Publicado em 22/05/2009 às 10:23
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
Mato Grosso do Sul é a sexta unidade da federação em educação profissional no País. Conforme estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado nesta sexta-feira, 25,9% das pessoas com 10 anos de idade ou mais já haviam freqüentado ou ainda freqüentavam cursos de educação profissional no ano de 2007.
Este índice fica atrás do Distrito Federal (33,7%), Paraná (31,4%), Rio Grande do Sul (28,8%), Rio Grande do Norte (27,2%) e São Paulo (26,7%). Os dados mais detalhados não são informados por Estado e sim por região.
No Centro-Oeste, por exemplo, mais de 47% dos freqüentadores de cursos profissionalizantes disseram ser da cor parda, 44% informaram ser brancos e somente 7,3% da cor preta. Em 48% dos casos os cursos eram de informática e em 12,4% nas áreas de comércio e gestão.
Em relação aos que não concluíram os cursos,26,1% alegaram problemas financeiros e 14,8% insatisfação com o curso.
De 1.963.000 sul-mato-grossenses na faixa etária pesquisada, somente 508 mil haviam freqüentado os cursos.
EJA - Já em relação aos cursos de educação de jovens e adultos, de 1.735.000 de pessoas com 15 anos ou mais, 230 mil disseram que já freqüentaram ou freqüentavam.
Quando questionado o motivo de freqüentar curso do EJA ao invés do ensino regular, 33,6% disseram que era retomar os estudos, 29,5% adiantar os estudos e 19,3% conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Eleições 2026
Candidata reúne iniciativas voltadas a diferentes públicos de Mato Grosso do Sul; defesa dos direitos das mulheres está entre as prioridades apresentadas
Empossada oficialmente
Psicóloga retorna à pasta para o segundo período à frente da secretaria; posse ocorreu nesta quinta-feira
Voltar ao topo