Somente quando alguém se vai podemos perceber sua real dimensão. A ausência não será medida pelos seus bens ou propriedades. Sua ausência será medida pelas amizades que deixou, pelas vidas que tocou.
Nesta semana, perdemos um colaborador. Perdemos um amigo. Perdemos uma referência. Manoel Duarte de Lucena.
O “Seo” Manoel nasceu na cidade de São Joaquim do Monte, em Pernambuco. Seguindo os passos de muitos nordestinos, migrou para São Paulo em 1973. A decisão de passar suas férias de 1976 junto à irmã Socorro Falcão numa pequena cidade do interior de Mato Grosso deu rumo final à sua vida.
Encantado com a cidade, decidiu mudar-se com a família para Aquidauana e comprou um pequeno comércio, a Casa Caçapava, de apenas 50m². A vocação para o comércio então se revelou. E essa vocação o levou, junto com sua esposa Adalgiza, a ampliar o modesto negócio para uma empresa que hoje tem mais de 500m² de área de venda, o Mercado Caçapava.
Apesar da vida corrida do comércio, “Seo” Manoel teve tempo para dedicar-se ao desenvolvimento do segmento do comércio tendo participado da Diretoria da Associação Comercial de Aquidauana e foi um dos fundadores da Associação Sul-Matogrossense de Supermercado (AMAS) e da Associação Super Rede de Supermercado.
Mas seu verdadeiro legado esta na figura de seus filhos: Verônica, Edilene, Goreth, José Fernando e João. Pois são neles que seu exemplo de vida, honestidade e dedicação encontra eco.
Se a saudade é inevitável, se o sentimento de perda é incontrolável, que sua vida sirva de exemplo e consolo para sua família. Pois que eles estejam certos que seu pai, avô e sogro será para sempre lembrado como aquele rico pernambucano que aqui em Aquidauana encontrou seu destino.
“Eu agradeço
Eu agradeço a você
Muito obrigado por toda a beleza que você nos deu
Sua presença, eu reconheço
Foi a melhor recompensa
Que a vida ofereceu...
Eu agradeço, eu agradeço
Você ter me virado do avesso
E ensinado a viver
Eu reconheço que não tem preço
Gente que gosta de gente assim como você”
Manoel Duarte de Lucena
10/01/1926 – 05/04/2010
HOMENAGEM DA .