X
Geral

Estiagem: Batayporã pode entrar em estado de calamidade pública

Compartilhe:

A-

A+

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apresentou, nesta quarta-feira (1), o Projeto de Decreto Legislativo 49/2021. A proposta pretende reconhecer a ocorrência do estado de calamidade pública no município de Batayporã, em virtude de situação de emergência pela estiagem que atinge todo o território da cidade (zonas urbana e rural).

De acordo com a justificativa do projeto, o município enfrenta uma estiagem prolongada, com mais de 120 dias sem chuva considerável. Ainda segundo consta na proposta, a situação tem afetado a produção agrícola, trazendo prejuízos ao setor produtivo local.

Caso o projeto seja aprovado, o município deverá observar as regras estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal, além das leis que tratam sobre licitações e Direito Financeiro, quanto à gestão pública durante o período de calamidade pública.

Os atos e despesas decorrentes da situação deverão ser divulgados amplamente no correspondente Portal de Transparência. O Tribunal de Contas e a Câmara Municipal serão responsáveis pelo controle e pela fiscalização dos atos praticados enquanto perdurar a calamidade pública. Além disso, o Ministério Público poderá promover o acompanhamento da execução financeira e administrativa dos atos e despesas decorrentes do evento.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo