X
Ciência

Pesquisa do IBGE mostra "MS em números" e traz dados de diversas áreas

Publicação que analisa todo o Brasil foi liberada hoje e traz informações sobre vários aspectos do estados e regiões

Compartilhe:

A-

A+

O IBGE lançou hoje (30) a 29ª edição do Brasil em Números, publicação anual com informações e análises de múltiplos aspectos da realidade brasileira. Mais de 30 autores entre historiadores, geógrafos, demógrafos, economistas e outros acadêmicos participaram da elaboração do documento.

Em quase 500 páginas, a obra aborda temas como custo de vida, mercado de trabalho, habitação, saúde, meio ambiente, finanças públicas e participação política, agrupando dados por região ou mostrando informações individuais de cada estado incluindo Mato Grosso do Sul.

Como não poderia deixar de ser, o volume foi muito influenciado pela pandemia de covid-19 no país, já que traz dados referentes ao intervalo de tempo entre 2016 e 2020. Os impactos da doença causada pelo novo coronavírus aparecem em 13 dos 23 textos, com ênfase nas análises populacionais, de saúde, variações de preços e do comércio.

Veja abaixo alguns dos destaques do nosso estado:

  • Área e densidade Uma das primeiras informações presentes no estudo diz respeito às dimensões do país. Mato Grosso do Sul representa 4,2% de todo o território nacional, em uma extensão que equivale a 357.145 quilômetros quadrados.
  • Saúde Entre os vários elementos abordados neste quesito, o Centro-Oeste como um todo aparece em posição de destaque com relação à cobertura vacinal. A região é a segunda com mais cidadãos imunizados contra doenças como tuberculose (BCG), hepatite B e poliomielite, ficando atrás apenas do Sul do país. Apesar disso, os dados em MS poderiam ser melhores: apenas 55,4% dos habitantes estão com a vacina tetra viral (que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) em dia. A tríplice viral D1, que evita as mesmas doenças exceto a varicela, foi aplicada 79,47% dos sul-mato-grossenses. Os demais imunizantes apresentam os seguintes números: BCG 60,94%; hepatite B 81,7%; e poliomielite 81,4%.
  • Turismo Mato Grosso do Sul aparece entre os 14 estados que mais receberam turistas entre 2018 e 2020. Mesmo durante em ano de pandemia e isolamento social, 81.392 visitantes de todo o mundo passaram para conhecer nossas belezas naturais. Em todo o país, as visitas mais comuns entre os estrangeiros são as dos argentinos, com média entre 3,5 a 4,1 milhões de "hermanos" se espalhando anualmente pelo Brasil. Estado-unidenses, chilenos, paraguaios e uruguaios completam o top 5; na Europa, os alemães são maioria. Nos últimos três anos, o Estado recebeu 80.270 (2018), 91.518 (2019) e 81.392 (2020) visitantes, incluindo os chamados turistas domésticos, que têm sido fundamentais para a recuperação econômica do setor.
  • Meio ambiente Com grande riqueza de fauna e flora, o Estado aparece representado principalmente pelas vegetações de Cerrado e Pantanal. De acordo com o levantamento, há 3.447 e 1.250 espécies animais, respectivamente, nas duas regiões, incluindo aves, mamíferos, anfíbios, répteis e peixes. Na parte das plantas, as áreas pantaneiras contam com 155 espécies distintas, enquanto o Cerrado abriga outras 1.950.
  • Política Participam da festa da democracia a cada dois anos 1.932.293 eleitores de Mato Grosso do Sul. A pesquisa mostrou que na eleição do ano passado foram organizadas 7.100 sessões, com média de 272 votantes em cada uma delas. As disputas para prefeito tiveram total de 92,26% dos votos válidos, 3,04% de votos brancos e abstenção de 4,7% da população apta a votar.
Pantanal de Aquidauana está representado no "Brasil em Números" por sua fauna e o turismo

Além destes tópicos, a íntegra do documento traz dados detalhados sobre muitos outros temas. Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

Brasil em Números 2021 Este ano, o livro é ilustrado com obras do Museu Nacional da República (MuN), situado em Brasília.

Publicado continuamente desde 1992, o Brasil em Números está disponível em português e inglês, o que amplia ainda mais a abrangência do projeto. Além das informações fornecidas pelo IBGE, os autores também utilizam dados produzidos pelo Banco Central, agências reguladoras, Ministérios Federais e algumas de suas instituições vinculadas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo