X

Pra quê?

Lixo largado bem ao lado de lixeira mostra mau exemplo em Piraputanga

Compartilhe:

A-

A+

Onde tem lixeira, tem de ter lixo colocado dentro. Ou pelo menos deveria. É o que vem acontecendo em diversos pontos de coleta no distrito de Piraputanga. Por mais que a placa de tamanho colossal instalada pela Prefeitura de Aquidauna indique o lugar certo para depositar o lixinho, a falta de noção é o que mais tem predominando ultimamente.

"Nas três lixeiras de Pira – uma na saída de Palmeiras, outra que dá acesso à Aquidauana e uma na saída 'dos nove' – é assim: povo pega tudo e joga de qualquer jeito. Por mais que tem aqueles que arrumam o seu lixo em sacolas, amarram direitinho, não colocam dentro da lixeira. Me explica pra quê ter lixeira, então?", reclama uma moradora da região.

Ela enviou a denúncia no dia de ontem (18) pelo canal aberto e on-line Você Repórter, o número de WhatsApp onde qualquer leitor de O Pantaneiro pode também compartilhar sua sugestão de pauta.

Além da falta de compromisso cidadão – isto é, de colocar o lixo onde ele deve ser repositado –, o maior perigo é também com relação aos insetos peçonhentos, animais domésticos e até silvestres que possam "atacar" os sacos e objetos largados justamente por eles se encontrarem no chão.

Ainda, com a previsão de chuva para cair na região pantaneira, a água poderá arrastar toda a sujeira e chorume, impactando também o meio-ambiente.

Para Edson Fernandes, presidente de Associação dos Moradores do Distrito de Piraputanga, a situação se resume como um problema de educação.

"A gente deixa as lixeiras sinalizadas, organizadas, todas arrumadinhas, para ir lá o pessoal e tacar de quaquer jeito seu lixo. Assim não pode, minha gente! Outro dia vi um punhado 'generoso' de bagaço de laranja tacado no chão... nem saco tinha", descreve.

O presidente explica que, com isso, é "obrigado" a deslocar a equipe de limpeza do distrito para o local das lixeiras – coisa que, segundo ele, não haveria menor necessidade.

"A gente fala a mesma coisa no grupo do 'zap', mas parece que fazem de pirraça. Não é falta de lixeira, é falta de educação mesmo. Tá errado, pessoal. Vamos melhorar isso! Deixar a entrada do nosso distrito limpo, bonito e organizado", implora.

Como é difícil conscientizar as pessoas só na base da conversa, Edson afirma que, se a problemática atual continuar, medidas legais sanitárias – inclusive com aplicação de multa para os flagrantes – deverá ser posta em prática.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

4ª Copa Máster Jornal O Pantaneiro começa neste sábado em Aquidauana

Futebol amador

4ª Copa Máster Jornal O Pantaneiro começa neste sábado em Aquidauana

Flamenguinho de Miranda inicia defesa do título contra o Misto FC; partida será no Campo do Baixadão

Bonito apresenta iniciativas de turismo sustentável a agentes em Curitiba

Sustentabilidade

Bonito apresenta iniciativas de turismo sustentável a agentes em Curitiba

Evento reúne profissionais do setor para capacitação e relacionamento com destinos turísticos; estrutura de acesso ao destino sul-mato-grossense também foi apresentada no encontro

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo