X

Destinos

MS registra alta de 11,7% no turismo

Estado registrou crescimento de 11,7% no faturamento turístico entre janeiro e março

Compartilhe:

A-

A+

Mato Grosso do Sul foi um dos protagonistas do turismo nacional no primeiro trimestre de 2025. Segundo levantamento da FecomercioSP, com base em dados do IBGE, o Estado registrou crescimento de 11,7% no faturamento turístico entre janeiro e março, ficando entre os seis estados que mais desenvolveram o setor no país.

No cenário nacional, o turismo movimentou R$ 55,4 bilhões, um avanço de 5,8% em relação ao mesmo período de 2024 — superando o recorde anterior de R$ 52,5 bilhões. O desempenho expressivo do país teve em Mato Grosso do Sul um dos principais destaques, com índice mais que o dobro da média nacional, reforçando o potencial da região como destino turístico em ascensão.

De acordo com Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), o resultado é reflexo direto das estratégias adotadas nos últimos anos.

“Mato Grosso do Sul trabalha com turismo segmentado, como o de aventura e pesca esportiva. Não tem praia, nem um Carnaval tão forte, e ainda assim foi o sexto estado que mais cresceu. Isso mostra que a promoção e o apoio à comercialização têm surtido efeito. Nosso Estado começa a se destacar em um cenário altamente competitivo, mesmo sem grandes fluxos como os destinos de massa ou grandes cidades”, afirma Wendling.

Força do ecoturismo e novas oportunidades
A performance positiva do setor indica o fortalecimento da atividade turística em diversas frentes, do ecoturismo — com destaque para o Pantanal e Bonito/Serra da Bodoquena — até o turismo cultural e de lazer, impulsionado por eventos regionais que movimentam a economia local.

Mesmo diante da alta nos preços de passagens e hospedagens, o Estado tem se beneficiado da busca por destinos mais acessíveis, com qualidade e experiências únicas.

Entre os segmentos que puxaram o bom desempenho nacional — e que também impactaram MS — estão:

Alojamento: crescimento de 20,2% em março

Transporte aéreo: alta de 8,7%, com recordes de movimentação

Além disso, Mato Grosso do Sul tem colhido os frutos de melhorias na conectividade aérea, investimentos em infraestrutura turística e da alta temporada.

O avanço também se estende a setores associados, como alimentação fora do lar, agências de turismo e atividades culturais e esportivas, ampliando oportunidades para pequenos negócios e geração de empregos.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!  

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

 

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

 

 

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PRTB substitui Pablo Marçal por Leonardo Avalanche na disputa presidencial

Eleições 2026

PRTB substitui Pablo Marçal por Leonardo Avalanche na disputa presidencial

Mudança ocorreu após Marçal renunciar à candidatura; presidente do partido deixa posto de vice e assume a cabeça da chapa

Cães acolhidos pelo CCZ de Anastácio esperam por uma nova família

Adoção responsável

Cães acolhidos pelo CCZ de Anastácio esperam por uma nova família

Animais vítimas de abandono ou maus-tratos estão disponíveis para adoção responsável; interessados devem apresentar documentos e passar por avaliação

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo