X

Serviços

Cidadania e Escolagov iniciam formação de agentes públicos

O curso é presencial e acontece sempre às quintas-feiras

Compartilhe:

A-

A+

Com o compromisso de promover um serviço público mais acessível, humano e acolhedor, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul deu início, nesta quarta-feira (10), ao curso Formação em Agentes de Cidadania e Inclusão. A iniciativa, realizada pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) em parceria com a Escola de Governo e a Faculdade Insted, tem como objetivo capacitar servidores estaduais para atuarem como agentes de transformação social, ampliando o acesso, o respeito à diversidade e a efetivação dos direitos em todas as áreas da gestão pública.

A formação marca o início de uma série de ações voltadas à qualificação do atendimento nas repartições públicas, com foco especial nas pessoas com deficiência e em grupos historicamente excluídos. O curso integra o eixo Capacitação Continuada e Permanente do projeto Caminhos da Cidadania e articula-se ao eixo de Ampliação e Fortalecimento da Rede de Atendimento, ambos da SEC.

Durante a aula inaugural, o secretário-adjunto de Estado da Cidadania, José Francisco Sarmento, destacou que a proposta do curso vai além da capacitação técnica, é um chamado à consciência e à prática cotidiana da cidadania.

“Estamos construindo um Estado para todos e todas. Seguindo o lema do nosso governador, a Secretaria de Cidadania tem o compromisso de incluir quem historicamente foi excluído. E isso começa na escuta, no acolhimento e na preparação de quem está na linha de frente do serviço público”, afirmou.

Com experiência de quase três décadas como professor universitário, Sarmento reforçou a importância da formação contínua para transformar o atendimento público em uma ferramenta de inclusão.

“Não consigo entender alguém que trabalha para o Estado e ainda carrega preconceitos. Como atender uma mulher trans com respeito, se a gente sequer se permite entender e acolher sua existência? Esta formação é um convite à mudança,  e vocês são o início de algo muito importante para o nosso Estado”, provocou.

A diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula Assunção, também deu as boas-vindas aos participantes e reiterou o papel da escola como espaço de fortalecimento humano e institucional.

“É uma alegria ver cada um de vocês aqui. Sabemos o quanto é desafiador parar as atividades para estudar, mas é assim que a gente fortalece o serviço público. Esta formação é para que vocês se sintam preparados, mas também provocados a transformar o atendimento ao cidadão”, pontuou.

Ana Paula ainda agradeceu à SEC e à Faculdade Insted pela parceria e confiança na condução do projeto. “Que este espaço seja de aprendizado, de troca e de construção de uma administração pública cada vez mais eficiente e inclusiva”, completou.

Compromisso com a Cidadania

Entre os 60 servidores que participam da formação, oriundos de diversas secretarias do Governo do Estado, está a primeira-tenente Luciana Vasconcelos da Cruz, oficial do Corpo de Bombeiros Militar e especialista em pedagogia. Com atuação na segurança pública, ela reforça a importância da capacitação para tornar o atendimento mais sensível e justo.

“Acredito que o curso irá proporcionar conhecimentos importantes para o nosso dia a dia no atendimento a pessoas com deficiência, pessoas que precisam de um atendimento mais especializado, uma atenção mais específica. E como agente de segurança pública, também somos agentes de cidadania”, destacou.

Segundo a tenente, a corporação já vem incorporando temas de inclusão nos cursos internos de formação, e a expectativa é ampliar esse movimento.

“Essa capacitação é fundamental para que a gente possa abrir mais espaço para essas temáticas dentro da corporação e, assim, ampliar nosso papel como promotores da cidadania em todo o Estado”, completou.

Formação

Participam servidores das seguintes pastas: SEC, Sead, Sefaz, SED, SES, Seilog, Sejusp, SAD, Setesc, Semadesc e Segov. O curso é presencial e acontece sempre às quintas-feiras, de 10 de julho a 28 de agosto, das 13h30 às 17h30, na sede da Faculdade Insted, em Campo Grande. Com carga horária total de 40h, a formação é ministrada por especialistas em inclusão, acessibilidade e direitos humanos.

Entre os eixos temáticos abordados estão: Fundamentos da Inclusão e Estudos sobre as Deficiências; Implicações Psicossociais das Deficiências e o Papel do Atendimento Inclusivo; Habilidades Integradas de Atendimento e Comunicação à Pessoa com Deficiência; Acessibilidade, Tecnologias Assistivas e Práticas de Atendimento.

As aulas são ministradas pelas professoras Dra. Paola Gianotto Braga, Dra. Cilmara Ayache, Ma. Juliana Campos Francelino e Ma. Maira Cristiane Benites.

*Com informações da Comunicação da Cidadania

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Indígena Terena com raízes em Aquidauana é empossado diplomata

INÉDITO

Indígena Terena com raízes em Aquidauana é empossado diplomata

Idjahure Kadiwel está entre os primeiros indígenas a ingressar na carreira diplomática; com Essi Rafael, município passa a ter dois representantes no Itamaraty

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

ZONA RURAL

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

Equipamento foi levado da Fazenda Taboco na noite de domingo; caminhão suspeito de transportá-lo também foi localizado

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo