Pantanal
Fotos capturam momento inusitado de borboleta se alimentando de lágrimas de jacaré
O fotógrafo Guilherme Giovanni flagrou, na última semana de fevereiro, uma situação um tanto inusitada. Enquanto registrava a fauna local, sua especialidade, na área alagada que se encontra próxima a Estrada Parque em Corumbá, o fotógrafo registrou uma borboleta que passeava pelo corpo de um jacaré e estava se alimentando de suas lágrimas.
Registro aconteceu em área alagada de Corumbá (Arquivo pessoal)O corumbaense contou ao G1 que tirou as fotos durante a última semana de fevereiro no fim da tarde. “É uma experiência e uma curiosidade, porque eu não tenho formação em biologia, mas a gente passa a entender alguns comportamentos”, relatou.
Ao ser consultado pelo G1, o biólogo José Milton Longo, afirmou que, apesar de parecer um pouco estranho, a lacrifagia, ou seja, a alimentação por fluidos oculares, é mais comum entre os insetos do que se imagina. De acordo com o especialista, isso acontece regularmente entre borboletas e animais como tartarugas e jacarés.
"[Estes animais] têm suas lágrimas e secreções oculares ricas em sais minerais, principalmente sódio e proteínas. Daí as aglomerações desses insetos atrás desses nutrientes", aprofundou.
Momento foi compartilhado no perfil de Guilherme no Instagram (Arquivo pessoal)Além disso, as lágrimas de certos animais são salgadas, conta o biólogo. "Uma curiosidade fisiológica interessante, é que as tartarugas, por exemplo, eliminam o sal por meio das lágrimas. [...] E é bem poético, a delicadeza da borboleta.", acrescenta com admiração.
Admiração esta que também está presente em Guilherme, que até brincou com o acontecimento, ao relatar que o jacaré não parecia nem um pouco incomodado com a presença da borboleta.“Até os animais respeitam as diferenças. Eles adoram. [...] Olha a cara de feliz, está até sorrindo”.
Você pode apreciar outras fotos deste acontecimento e de outros tão interessantes quanto no instagram de Guilherme, clicando aqui.
Tentativa de feminicídio
Ele era procurado desde março de 2025; mandado foi cumprido durante abordagem na BR-060, em Sidrolândia
Saúde
Novo serviço permite avaliar imagens da retina e outras estruturas do olho; profissionais da ESF receberam capacitação para realização e encaminhamento dos exames
Voltar ao topo