Sustentabilidade
As ações visam fortalecer a governança pública e fomentar, entre os jurisdicionados, a adoção de práticas sustentáveis nos municípios
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) criou a Diretoria Extraordinária de Gestão Sustentável, instituída pela Resolução nº 250 de 31 de julho de 2025. A iniciativa integra o Programa Gestão Sustentável e reforça o alinhamento do órgão à Agenda 2030 da ONU e ao Plano de Logística Sustentável do Tribunal. A nova diretoria terá atuação em quatro frentes: descarbonização e práticas internas de sustentabilidade, controle externo orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), indução de políticas públicas sustentáveis nos municípios e cooperação com outras instituições.
De acordo com o conselheiro Waldir Neves, que assumirá a gestão, a prioridade inicial será fortalecer ações internas, como uso consciente de água, energia e insumos, além da gestão correta dos resíduos. Desde 2015, o TCE-MS já desenvolve projetos de referência nacional, como o programa de gestão de resíduos sólidos, que contribuiu para que 96% dos municípios passassem a destinar o lixo a aterros licenciados, em parceria com o Ministério Público, a SEMADESC e o Imasul. Internamente, o Tribunal também já implantou energia solar, substituiu lâmpadas por LED, ampliou campanhas de consumo consciente e mantém iniciativas como o projeto Papa-Pilha e a compostagem da borra de café.
Com a nova diretoria, o TCE-MS pretende consolidar sua atuação como indutor de políticas públicas sustentáveis, promovendo economia de recursos e redução de impactos ambientais em todo o Estado.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
NOTA DE FALECIMENTO
Morador de Anastácio, ele faleceu neste domingo (13) após uma batalha contra um câncer
Cachorrinho foi encontrado com infestação de pulgas e carrapatos, além de parasitas, e agora se recupera sob cuidados veterinários
Voltar ao topo