Política
dothCom Consultoria Digital
Publicado em 26/11/2007 às 09:53
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
O deputado estadual Ari Artuzi (PDT), esteve no final de semana visitando vários imóveis na cidade de Dourados e se mostrou preocupado com a quantidade de prédios comerciais e barracões fechados não somente no centro mais também na periferia. Muitos empresários, segundo o parlamentar, estão se mudando ou fechando suas portas pelo alto preço do aluguel que está sendo praticado na segunda cidade do Estado.
Para Artuzi, algo precisa ser feito com urgência para não afastar os pequenos comerciantes do centro comercial do município e que os preços dos aluguéis não assustem novos empresários que desejam se instalar na cidade.
O deputado justifica sua preocupação porque trouxe até Dourados Valtencir Trindade, empresário paulista do ramo de calçados que pretende construir uma fábrica com equipamentos modernos e a capacidade de gerar mais de 250 empregos diretos e que para o início do projeto necessita de um barracão para a instalação de alguns equipamentos. Segundo o deputado, os imóveis para esta finalidade que estão disponíveis e que não são poucos, custam em torno de R$ 5 mil a R$ 6 mil mensais . "É um preço muito elevado, um barracão que deverá se totalmente reformado, adequado custar esse preço fica fora da realidade", afirma Artuzi.
Para o deputado, é necessário que se faça alguma coisa para que as pessoas não utilizem prédios comerciais, barracões e até mesmo residências para especulações. "É preciso tomar alguma ação administrativa urgente, dando incentivo para aqueles proprietários que colocam seus imóveis para o desenvolvimento e que estão gerando emprego e renda, praticando preço acessível nos alugueis. Aqueles que mantêm suas propriedades fechadas sem qualquer finalidade têm que ser penalizados, pagando muito mais pelo seu IPTU e outros impostos", afirmou.
"É preocupante que somente no centro comercial de Dourados existam mais de 200 portas fechadas. O que está acontecendo? Para onde essas pessoas estão indo? Estão mudando de endereço? Ou estão simplesmente acabando com seus negócios? Alguma coisa precisa ser feita urgente". ressalta Artuzi.
Eventos
Evento acontece na Praça Garibaldi Medeiros; programação inclui presença do Grupo Nosso Balanço
Iniciativa pioneira
Estudo de Fernanda Baldo analisou tribunais de todo o país; trabalho ainda resultou na publicação do livro Cortes Silenciadas
Voltar ao topo