X
Política

Assembléia votou pacote tributário

Compartilhe:

A-

A+

No apagar das luzes do ano, o Governo do Estado enviou para a Assembléia Legislativa um pacote de projetos que fechou o cerco aos sonegadores ao tornar mais rígidas algumas regras do Código Tributário Estadual. Mas um exame mais detalhado dos projetos trouxe à tona um problema grave que estava prestes a ser aprovado na Casa: o fim de garantias constitucionais, como o amplo direito à defesa e ao contraditório e o sigilo bancário e fiscal.


O primeiro a apontar o problema foi Paulo Duarte (PT), fiscal de rendas, ex-secretário de Fazenda do Governo anterior e deputado da oposição. Entre os artigos do projeto, Duarte identificou um parágrafo proibindo o contribuinte de contestar o valor do IPVA depois que o imposto tivesse sido pago. O pagamento implicaria a renúncia de qualquer contestação do valor da dívida. O petista conseguiu emplacar emenda garantindo o direito à defesa.


Deputado da base aliada, Marquinhos Trad (PMDB) se debruçou sobre o projeto, que considerou "flagrantemente escandaloso" sob alguns aspectos.


O projeto previa que administradoras de cartões de crédito e débito e administradoras de shopping centers e centros comerciais deveriam fornecer a movimentação financeira dos estabelecimentos, caso contrário, estariam sujeitas a multas. Mas para Marquinhos, o projeto abria a possibilidade de o Governo quebrar os sigilos bancários e fiscal de pessoas físicas. Por meio de outra emenda de Paulo Duarte, esta brecha na legislação foi fechada, resguardando o sigilo bancário e fiscal das pessoas físicas.


Outro ponto polêmico previa a inscrição, na dívida ativa, do contribuinte que não pagasse o IPVA em até 20 dias após a notificação. Marquinhos atacou duramente o projeto, defendendo que a dívida ativa é o último recurso para se cobrar um devedor. O deputado estadual Londres Machado (PR) conseguiu ampliar este prazo para 60 dias.


Junto com o deputado Ary Rigo (PDT), Londres emplacou ainda a emenda prevendo que, em caso de inscrição na dívida, irá constar do Diário Oficial apenas o número da placa do veículo do inadimplente, evitando constrangimentos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Audiência de custódia

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante audiência de custódia em Aquidauana; Ministério Público havia pedido a conversão da prisão em preventiva

Agências da Caixa de Aquidauana e Anastácio estão sem atendimento

Greve nacional

Agências da Caixa de Aquidauana e Anastácio estão sem atendimento

Paralisação dos funcionários começou nesta quinta-feira e segue por tempo indeterminado; clientes podem recorrer a canais digitais, caixas eletrônicos e lotéricas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo